Firjan SENAI no Festival LED exibe ensino com realidade aumentada e impressora 3D | Cursos Firjan SENAI

A Firjan SENAI

Já pensou em estudar em uma apostila e poder ver uma imagem em terceira dimensão? Pois é isso que está sendo feito no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP). Os pesquisadores Lucas Lisboa e Wesley Oliveira estão à frente desse projeto que, a partir do desenvolvimento de um software aplicado a uma série de apostilas de cursos oferecidos pela instituição – como para as áreas de petróleo e gás e automação industrial – consegue interagir com o aluno por meio da realidade aumentada.  

“Ao usar o aplicativo, pode ser visualizada a imagem em 3D. As engrenagens se conectando seria um bom exemplo. Isso auxilia o aluno no aprendizado, expandindo o conteúdo da matéria. É uma sensação inovadora de uma experiência ao mesmo tempo lúdica e informativa”, ressalta Wesley, que participou do Festival LED - Luz na Educação, que ocorreu nos dias 08 e 09 de julho, no Museu de Arte do Rio (MAR), integrando a equipe da Firjan SENAI no evento.  

As novas tecnologias para a formação de diversas competências profissionais exigem também o uso de equipamentos da indústria 4.0 como a impressora 3D. Apresentada ao público por Lorran Leal, instrutor da Firjan SENAI Tijuca, ele disse que a máquina suporta, inclusive, a fabricação de uma casa, já feita em Santa Catarina, na região sul do Brasil. “A partir das tecnologias disponíveis no FabLab – laboratório de prototipagem para materialização de ideias – a impressora 3D pode produzir próteses humanas, elaborar plásticos biodegradáveis e imprimir alimentos”, exemplifica.

“É uma infinidade de exemplos e aplicações para diversos setores da indústria. A impressora 3D SLA de resina tem como método de criação camadas sucessivas de impressão. Isso permite que essas máquinas trabalhem com detalhes incríveis”, acrescenta ele.