Firjan SENAI SESI inaugura Centro de Referência para setor audiovisual e fomenta retomada da Indústria Criativa | Cursos Firjan SENAI

A Firjan SENAI

Atividades de Editor de TV e Vídeo (+47,2%), Tecnólogo em Produção Audiovisual (+86,7%) e Editor de Mídia Eletrônica (+19,4%) são exemplos de vínculos da área de mídia que apresentaram expansão relevante em relação a 2017, aponta a nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa, estudo elaborado pela Firjan. E para fomentar e atender essa retomada, o estado do Rio ganha um Centro de Referência em Cinema e Audiovisual. É a Firjan SENAI SESI Laranjeiras, única escola de ensino médio do país 100% vocacionada para o segmento, inaugurada nesta terça-feira, 05 de julho.

A estrutura oferece para estudantes, cursos técnicos como Produção de Áudio e Vídeo e Computação Gráfica. Para quem já está ou quer entrar no mercado, também já estão abertas inscrições para cursos de qualificação e aperfeiçoamento de Editor de vídeo e áudio, Iluminação para Cinema e TV, Fotógrafo, Desenvolvedor de conteúdo Youtube e Operador de Câmera e Áudio. O corpo docente é formado por profissionais atuantes e reconhecidos no mercado do cinema e televisão.


Segundo o presidente do Conselho da Indústria Criativa da Firjan e sócio da Urca Filmes, Leonardo Edde, o Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan SENAI SESI Laranjeiras vem para fortalecer e ampliar não só o setor audiovisual, mas toda a cadeia da indústria criativa no estado do Rio. Segundo estudo da Ancine, de 2020, o segmento gerou R$ 26,7 bilhões à economia do país.

“É de extrema importância o Rio de Janeiro contar com essa escola para inserir no mercado mais profissionais com todos os tipos de qualificação e, assim, atender a demanda que só cresce. Nosso estado tem uma cultura cinematográfica muito forte. Mais do que isso: tem vocação para o audiovisual”, salienta.

A escola vai contar com estúdio de foto, estúdios de vídeo, laboratórios de figurino, laboratórios com 40 workstations para edição de vídeo e computação gráfica de alto desempenho, laboratórios com 40 computadores para edição de imagem e computação tradicional, captura de movimento, colorimetria, e até mesmo com um FabLab (laboratório de fabricação digital), onde os alunos poderão produzir em impressoras 3D e máquinas de corte a laser os cenários para aprender as técnicas do audiovisual.

Joselaine Rampini, gerente operacional do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual da Firjan SENAI SESI Laranjeiras, explica que a entrega é com foco nas novas tecnologias do setor. “Queremos ser reconhecidos como um centro de soluções em educação, serviços tecnológicos e consultorias para esse mercado. O Rio vive a Indústria Criativa!”, destacou.

Mais informações: www.firjansenai.com.br/audiovisual.

Portfólio

  • Ensino Médio + técnico - Computação Gráfica e Produção de Áudio e Vídeo.
  • Qualificação - Assistente de Marketing Digital; Editor de Vídeo; Fotógrafo; Operador de Áudio; Operador de Câmera; Sonoplasta; Desenvolvedor de Conteúdos para Youtube; Editor de Vídeo; Operador de Câmera; e Operador de Áudio.
  • Aperfeiçoamento - Animação; Animação com Stop Motion; Colorimetria de Vídeo ; Animação com Stop Motion; Animação de Personagens 3D; Desenho de Storybord; Desenho e Criação de Personagem; Empreendedorismo na Atividade Fotográfica; Fotografia e iluminação; Gravação de Áudio em Estúdio; Iluminação Profissional para Cinema e TV; Introdução a Fotografia Digital; Introdução ao Fashion Film; Técnicas de Iluminação; Tratamento de Imagem; Fotografia e Iluminação.
  • Aprendizagem industrial - Eletricista da Indústria Audiovisual e Operador de Câmera.

Cursos disponíveis na Firjan SENAI SESI Laranjeiras

Clique no botão e conheça as possibilidades de cursos na unidade.

Nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa

A pandemia afetou a indústria criativa no Brasil e esse impacto pode, agora, ser visualizado na nova edição do Mapeamento da Indústria Criativa. Elaborado pela Firjan, o estudo analisa o setor entre 2017 e 2020 e mostra que o número de profissionais criativos, apesar da crise, cresceu 11,7% em relação à última edição, lançada em 2019. Hoje o Brasil conta com 935 mil profissionais criativos empregados. O levantamento reflete as transformações da nova economia, caracterizada por novos modelos de negócio, hábitos de consumo e relações e tem como fonte principal o Ministério do Trabalho e Previdência.

“O Mapeamento mostra que mudanças estruturais vêm acontecendo em todo o setor. Na indústria audiovisual, por exemplo, existe uma tendência muito forte de digitalização do setor e a nossa escola vem para atender essa necessidade e inserir no mercado mais profissionais com todos os tipos de qualificação, especialmente neste momento em que as produções foram retomadas e estão a pleno vapor”, complementa Leonardo.

O lançamento da sétima edição do Mapeamento da Indústria Criativa acontece junto com a inauguração do Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan SENAI SESI Laranjeiras, na próxima terça-feira, 05 de julho.