Blog


Aconteceu na última segunda-feira, 10/12, a cerimônia de abertura dos cursos de qualificação que serão oferecidos pela  empresa Gás Natural Açu (GNA) em parceria com a Firjan SENAI e com a prefeitura de São João da Barra. O programa de qualificação profissional vai oferecer 520 vagas para cursos gratuitos nos segmentos de Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Logística e Metalurgia, totalizando onze especializações.

A proposta é atender a demanda por mão de obra para a construção das duas termelétricas da GNA no Porto do Açu, além contribuir para a evolução da carreira profissional dos trabalhadores na região.

Durante cerimônia o diretor-presidente da GNA, Bernardo Perseke, destacou a importância da parceria.

"Esta é a oportunidade para os moradores da cidade se qualificarem para trabalhar, não só nas obras da GNA, como também em atuais e novos empreendimentos instalados no Porto do Açu”, afirmou ele.

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, também salientou a importância dos moradores estarem preparados para os investimentos que estão chegando à região. “A dignidade vem do trabalho e esta capacitação vai possibilitar aos nossos munícipes  estarem melhor preparados para serem incluídos nas oportunidades que surgem na cidade”, destacou.

A participação no curso não garante uma vaga de emprego, mas aumenta as chances dos alunos. "É motivo de muita honra estar participando dessa capacitação, pois aqui temos a oportunidade de sonhar e conquistar um futuro melhor”, afirmou o aluno Patrick Nobre de 19 anos.

Cursos customizados

A Gás Natural Açu é resultado de uma parceria entre a Prumo Logística, a BP e a Siemens e está construindo, no Porto do Açu, o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina. O projeto compreende a implantação de duas térmicas movidas a gás natural (UTE GNA I e UTE GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada, além de um terminal de regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia.

A Firjan SENAI customizou os conteúdos dos cursos para atender a demanda específica da empresa e fazer com que a formação do aluno esteja, de fato, em consonância com o que empresa espera dos profissionais. “Essa parceria é muito importante, pois demonstra a preocupação da GNA com o desenvolvimento da região”, lembrou Fernando Aguiar, presidente da Firjan Norte Fluminense.

As aulas já foram iniciadas e acontecem não só o centro da cidade, mas também em  localidades mais distantes como Barra do Açu, Cajueiro e Sabonete. As aulas práticas acontecerão na Firjan SENAI Campos.

Fotos: divulgação