Blog


A competitividade da indústria do Rio de Janeiro é fundamental para acelerar o crescimento econômico nacional. Com o 2º maior PIB do Brasil, a indústria fluminense representou 11% do total produtivo do país em 2018. Neste cenário, novas tendências tecnológicas surgem como ferramentas para impulsionar ainda mais a produtividade. A Indústria 4.0 não é diferente: no início do ano passado, por exemplo, o Governo Federal anunciou um relevante pacote de incentivos para o tema que permeará os próximos anos.* 

Por isso, quem busca uma oportunidade profissional sai na frente se estiver capacitado para trabalhar dentro deste novo contexto tecnológico. Não somente para manufatura integrada – que une operações de fabricação e é um dos principais conceitos da indústria 4.0 -, mas também para produção enxuta e otimização de processos. “Esses são conceitos que precisam ser disseminados em toda a empresa para a sua aplicação funcione, desde os profissionais operacionais até a direção”, explica Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais da Firjan SENAI. 

Quer ser esse profissional? Preparamos uma lista com quatro cursos da Firjan que podem te ajudar nisso. 

1) Técnico em Automação Industrial

Em forte tendência para a quarta revolução industrial, o Técnico em Automação Industrial ganha cada vez mais relevância no mercado. Com formação transversal e oportunidades em diversos segmentos, este profissional pode atuar com atividades relativas a controle de processos contínuos.  Quem optar por essa carreira estará apto a elaborar soluções para o acionamento automático de dispositivos, bem como integrar sistemas e tecnologias de controle e automação de processos industriais. 

Além de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, eletrônica, redes industriais e instrumentação analítica são matérias contempladas no Curso Técnico da Firjan SENAI. “Neste curso, os alunos estão preparados para tomar posições mais estratégicas, como a coordenação de projetos de produção industrial”, ressalta Fonseca. 

2) Técnico em Mecatrônica

Assim como o curso de Automação Industrial, o Técnico em Mecatrônica vai desenvolver competências para implementar e manter sistemas, máquinas e equipamentos automatizados. O que o diferencia é que esta modalidade é mais focada em programação robótica em vez de manufatura, conforme Fonseca explica: “Com a indústria 4.0, cada vez mais o mercado demanda profissionais nessa área”. Quem optar por essa carreira tem oportunidades em toda a indústria da transformação, seja instalando equipamentos ou criando soluções para o processo produtivo.

3) Técnico em Mecânica

Apesar de não atuar diretamente na manufatura integrada, o profissional de Mecânica também sai na frente se estiver preparado para as mudanças provocadas pela quarta revolução industrial relacionadas à otimização de processos. “Esse profissional é responsável pela execução ou supervisão dos processos de fabricação de componentes mecânicos e também pela manutenção de sistemas mecânicos e projetos de máquinas e equipamentos”, explica o gerente. 

Matheus Rangel, de 24 anos, cursou o Técnico em Mecânica da Firjan SENAI e já está empregado. Há dois anos, ele atua como mecânico de manutenção no Grupo SEB. “Consegui essa oportunidade assim que me formei. A Firjan SENAI é muito bem vista no mercado e me abriu muitas oportunidades”, resume.

4) Técnico em Eletrotécnica

Assim como o profissional de Mecânica, o Técnico em Eletrotécnica capacitado para otimização de processos se destaca no novo cenário do mercado. Este profissional é responsável por realizar projetos e executar a instalação de sistemas elétricos prediais e industriais, de potência e de acionamentos eletroeletrônicos. 

Esse trabalhador encontra mercado, principalmente, nos segmentos da construção civil, petróleo e gás, energia, telecomunicações, metalurgia, assistência técnica e comércio e serviços. “Nossos alunos são capacitados para atuar com prédios inteligentes, automatizados, além das necessidades tradicionais do mercado”, explica Fonseca. 

Formado há quase seis meses, Ivan de Oliveira, 26 anos, aponta a parte prática como destaque da Firjan SENAI. “Além de eletrotécnica, já fiz outros dois cursos voltados para essa área de elétrica, que fazem diferença no meu currículo. Assim que terminar o meu serviço militar, este ano, pretendo continuar me especializando e construir carreira de sucesso”, conta. 

Cadastro de interesses

Quer saber das novidades dos cursos técnicos da Firjan SENAI? Cadastre-se ao lado para receber informações! 

Descontos

A Firjan SENAI está oferecendo 50% de desconto na primeira mensalidade nos Cursos Técnicos Presenciais e EAD do segundo semestre de 2019, em toda a rede do estado do Rio. 

Política de descontos

* Fonte: Indústria 4.0 no Brasil: oportunidades, perspectivas e desafios – publicação da Firjan e da Finep

Foto: ilustração curso Firjan SENAI | Crédito: Paula Johas