Blog


Desde os 15 anos, o aluno Arthur Marques Tamiozzo, da Firjan SENAI Três Rios, já esbanjava talento, dedicação e muita vontade de aprender. Passou pelos cursos de eletricista de manutenção industrial e torneiro mecânico, até que ganhou uma bolsa de estudos para Técnico em Eletrotécnica, quando veio a oportunidade de participar das seletivas para WorldSkills 2022 – a competição internacional com alunos de formação profissional do mundo inteiro. De 21 a 26/3, o estudante vai disputar em Vitória, no Espírito Santo, com equipes dos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo, a vaga para representar Brasil em Shanghai, na China, em outubro deste ano, na ocupação Instalações Elétricas Prediais. 

“Toda essa minha trajetória na Firjan SENAI agregou muito para esse momento. Estou vivenciando uma experiência única, que eu tenho certeza que vai somar muito na minha vida e carreira”, conta o aluno. 

Arthur treina intensamente todos os dias para garantir a vaga na final, o instrutor de eletrotécnica da Firjan SENAI Três Rios, Alexandre Alves, o acompanha desde 2019, quando criou um planejamento de treinos para desenvolver e aprimorar habilidades técnicas no aluno. 

“Estamos muito motivados porque sabemos do nosso comprometimento e do trabalho sério que realizamos. Além disso, acreditamos muito no potencial do nosso aluno, por isso, esperamos alcançar um bom resultado”, ressalta o instrutor. 

Para Felipe Cabral, Coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Três Rios, essa é uma grande oportunidade de expandir conhecimento, abrir portas e reconhecer a qualidade técnica da formação:

“A Olimpíada do Conhecimento é  uma vitrine de novos talentos, inteligência e tecnologia de ponta. E, ter um aluno olímpico disputando uma vaga na WorldSkills, mostra que a cidade de Três Rios conta com o que há de mais moderno para a formação profissional da população através da Firjan SENAI”, disse. 

Sobre a competição:

Até julho, a equipe brasileira estará formada e será inscrita para a competição mundial, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI. Adilson acompanhou o grupo de alunos do Brasil a Kazan, na Rússia, para a WorldSkills 2019, como delegado técnico do Rio de Janeiro na competição. Naquela ocasião, Ralph Crespo, de 21 anos, aluno da Firjan SENAI Campos de Goytacazes, conquistou a medalha de bronze na categoria Soldagem. Victor Ribeiro, aluno de Joalheria na Firjan SENAI Maracanã, também representou o Rio de Janeiro. Em disputa com 62 países, o Brasil obteve, em 2019, a terceira colocação no somatório de pontos. Em 73% das ocupações, o Brasil obteve nível de excelência internacional.

“A competição, a cada dois anos, é de altíssimo nível, reunindo os melhores alunos de formação profissional do mundo. Quem volta para o Brasil com medalhas recebe incentivo para continuar o aperfeiçoamento profissional, como bolsas de estudo”, conta Dantas.

Os alunos ou duplas de competidores fluminenses são das seguintes unidades Firjan SENAI: Itaguaí (1 aluno), Três Rios (2), Maracanã (3), Espaço da Moda (1), Barra Mansa (2), Benfica (3), Macaé (1), Friburgo (2), São Gonçalo (1), Vila Isabel (1), Resende (1) e Jacarepaguá (1). Duas seletivas se destacam: a competição pela medalha de ouro de desempate entre o competidor do Rio e o do Paraná, em Pirituba (SP), na ocupação Arte Digital Jogos 3D para Games; e a de Joalheria, que será no Rio de Janeiro.


Conheça nossos cursos

Esses e outras dezenas de cursos on-line e presenciais para qualquer momento da sua vida. Clique no botão e confira