Blog


O sonho de participar de um grande evento de moda se tornou realidade para alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI Friburgo. Eles tiveram a oportunidade de criar peças para um desfile da 8ª edição do maior evento de moda do Rio, o Veste Rio (Pier Mauá, 09 a 12/10), além de atuarem na produção e conhecerem de perto como as principais marcas se posicionam.

Os dez looks, apresentados em 10/10, foram criados no projeto Novos Talentos, uma iniciativa da Firjan SENAI que integra diferentes competências e desafia os alunos a experimentarem a rotina profissional exigida pelo mercado. As peças, voltadas para mulheres acima de 60 anos – a Geração Prateada –, aliam conforto, tecnologia e bem-estar, como uma peça que acopla um aparelho para aferimento da pressão arterial e um body com pontos magnéticos que acionam a circulação sanguínea.

“Essa é uma oportunidade dos nossos alunos colocarem em prática tudo que aprenderam em sala de aula. É isso que o mercado quer e precisa. Eles estão preparados para desempenharem todas as funções da cadeia da moda”, explica Lunanda Motta, instrutora de Modelagem da Firjan SENAI.

Alunos mostram as peças voltadas para mulheres acima de 60 anos, que aliam conforto, tecnologia e bem-estar | Foto: Vinícius Magalhães
Estudantes fizeram visita guiada ao Salão de Negócios, com rodada de conversa com profissionais do mercado | Foto: Vinícius Magalhães

Alunos prontos para o mercado

Beatriz Possati foi uma das criadoras das peças. Atualmente, ela é aluna do curso técnico de Produção de Moda, mas já tem em seu currículo os cursos de Modelagem e Assistente de Moda, todos pela Firjan SENAI. Para ela, a experiência adquirida no projeto é um portfólio completo que vai refletir em sua carreira profissional.

“Passamos a entender toda a cadeia da moda: a pesquisa, os desenhos dos croquis, a seleção, a modelagem, a costura, os ajustes finais. Criar peças que desfilam no Veste Rio é uma vitrine para cada um de nós. Estamos chegando agora no mercado e ter essa exposição do nosso próprio trabalho é incrível”, destaca ela. Além de Beatriz, todos os alunos responsáveis pela criação das peças subiram na passarela e desfilaram junto com as modelos no encerramento do desfile.

O segundo grupo de alunos ficou no backstage do desfile auxiliando na produção, com a missão de evidenciar o potencial dos looks, coordenar as modelos, cuidar da maquiagem, cabelo e acessórios. "Estar nos bastidores com as modelos é um aprendizado gigantesco. É uma bagagem muito grande que levamos para a nossa carreira", afirma Mariana Bayer, também aluna de Produção de Moda.

Já o terceiro grupo, que também atuou em parte da pré-produção, como escolha das músicas e preparação do release do evento, fez uma visita guiada no Salão de Negócios com rodada de conversa com profissionais do mercado. “Conhecemos a cultura e a história por trás da confecção das peças e as principais tendências do inverno 2020-2021. É o mundo da moda acessível a cada um de nós”, ressalta Pâmela Gonçalves, que também integra a turma de Produção de Moda da Firjan SENAI.

O valor da joalheria

Além das peças criadas por alunos do Projeto Novos Talentos, as modelos do desfile usaram joias exclusivas criadas pelo aluno da Firjan SENAI Victor Iglesias, que participou da WorldSkills 2019 na categoria Joias, na Rússia: “Na competição tive a oportunidade de criar peças clássicas. Agora, para o desfile, minhas peças autorais foram modernas. Aprendi muito em todos os processos utilizando tendências diferentes. Pela primeira vez estou expondo minhas joias e mostrando o meu trabalho para um público altamente qualificado”.

Os processos de fabricação de uma joia também estão disponíveis para o público no espaço Firjan SENAI de Joias, um estande que traz serviços do Laboratório de Joias, o mais tecnológico do setor, localizado na Firjan SENAI Maracanã. Fases do processo artesanal de construção de uma joia, além de outros tecnológicos, como prototipagem e modelagem 3D, são demonstradas para aproximar o público do valor agregado de uma joia.

Eliana Andrello, especialista de Joias da federação, explica que é comum encontrar no mercado um profissional que domina apenas parte do processo de produção. Por isso, a atuação da Firjan SENAI é focar na formação completa. “Nosso objetivo é que o aluno tenha presenciado e vivenciado cada um dos processos. Alunos como o Victor estão prontos para chegar numa fábrica e atuar”, destaca.