Blog


Alunos da Firjan SENAI foram campeões do Hacknit, uma maratona de criação de soluções para desafios de Niterói. O resultado do hackathon, promovido pela prefeitura da cidade, foi divulgado neste domingo, 26/8, no Caminho Niemeyer. Três alunos da instituição, ao lado de outros dois participantes, formaram a equipe que criou o “Hago”, uma plataforma para estimular ações de voluntariado no município. 

Além de um prêmio de R$ 20 mil, o grupo, com o apoio do HackBrazil, agora está automaticamente classificado para a fase de aceleração online do hackathon nacional, para aperfeiçoar e colocar em prática a ideia que criaram na maratona de Niterói. Com duração de três meses, a fase conta com mentoria de alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) / Harvard e profissionais no mercado, workshops e atividades. Os cinco finalistas desta etapa do HackBrazil serão convidados a fazer o seu pitch durante a Brazil Conference, em abril de 2019. O vencedor da maratona nacional ganhará mais de 50 mil reais.

Equipes vencedoras da Hacknit. Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

Wendel, um dos integrantes da equipe campeã. Foto: divulgação

Com um sistema semelhante ao de uma rede social, a plataforma “Hago” permite que voluntários localizem facilmente as ações programadas para melhorias na cidade, se cadastrem para participar e ainda acompanhem os resultados. “Podem ser iniciativas para qualquer área. Se uma praia estiver muito suja, por exemplo, as pessoas vão poder combinar de se juntar para fazer a limpeza do local através dessa rede”, explica Cristina Gomes, uma das estudantes da Firjan SENAI. 

A ideia é que a plataforma seja integrada ao SIGeo (Sistema de Gestão de Geoinformação) da prefeitura da cidade. Assim, será possível ver onde estão concentrados os voluntários e direcionar as ações. “Hago significa homem em ação. Queremos um país com mais pessoas em ação, pois só assim será possível melhorar vidas e melhorar o Brasil”, disse Wendel Junior, outro integrante da equipe vencedora, na cerimônia de premiação.

Para Wendel, participar do hackathon será uma vitrine importante para o mercado de trabalho. “Só a oportunidade de participar desses eventos já faz diferença para o nosso currículo. Vencer a etapa de Niterói e ir para o nacional é mais ainda, porque é um evento enorme, onde só as melhores ideias estão chegando. As empresas com certeza vão nos ver com olhos diferentes”, afirma.  

Lucas Gomes, também estudante da Firjan SENAI, falou da emoção em vencer. "Estou até agora sem saber o que dizer, porque foi uma oportunidade incrível. Só participar já seria uma grande vitória profissional, mas estou muito feliz por termos vencido. Quero continuar investindo nesse projeto e também em participar de outras maratonas como essa", disse. Ao lado dos alunos da instituição, também formaram o grupo os jovens Artur e Pedro. No total, 16 representantes da Firjan SENAI participaram do hackathon. 

Representantes da Firjan SENAI na competição. Foto: Fabiano Veneza
Representantes da Firjan SENAI na competição. Foto: Fabiano Veneza