Blog



Design, saúde​, tecnologia​, handmade e sustentabilidade com técnicas de tingimento natural, reaproveitamento de tecidos, bordados feitos à mão, aplicação de técnicas em 3D, entre outros resgates da desaceleração da produção em massa ficaram em evidência durante o desfile da Firjan SENAI Espaço da Moda, na segunda edição do ID:Rio Festival, que promove a identidade criativa e o trade de moda no estado. Os alunos dos cursos de Técnico em Vestuário, Modelagem e Assistente de Produção técnica em vestuário, levaram para a passarela a coleção com 19 looks produzidos para o “Projeto Integrador Novos Talentos 2022”, que trouxe como tema “A moda pós-pandemia”, onde usaram o cenário da pandemia para trazer uma reflexão urgente sobre novas tendências de consumo e a cultura do slow fashion, focando na qualidade e inovação.

“Nós fomos desafiados a revolucionar a moda nessa nova normalidade e preparamos os nossos alunos para pensar fora da caixa e desenvolver novos produtos para atender essas novas tendências", aponta Milena Cariello, coordenadora de educação profissional, da Firjan SENAI Espaço da Moda, que afirma ainda que participar de eventos como este é estratégico para a apresentação desses talentos ao mercado de trabalho.

Focando na sustentabilidade e na saúde da mulher, um grupo desenvolveu “Sopro”, uma uma lingerie utilizando tingimento com chá de camomila, que agrega conforto e proteção, através de tecidos antibacterianos capazes de filtrar 99% das partículas virais, além do trabalho artesanal com mais de 35 horas investidas em bordados.

“Sopro vem da junção das nossas habilidades para produzir uma peça que trouxesse tudo aquilo que sabemos fazer e tudo o que acreditamos em relação ao presente e futuro da moda. Estar neste festival nos motiva ainda mais em criar e inovar para um mercado que está em constante revolução”, disse a aluna Maria Izabel Leal.

Já o projeto “Fold”, apostou na tecnologia desenvolvendo um conjunto da linha fitness com aplicação em tecnologia 3D e a utilização de tecido remanufaturado (economia circular) com mangas prolongadas para proteger as mãos, uma proposta que tem a Geração Z como público-alvo.

“A gente veio mostrar a necessidade de começar a ser sustentável na indústria da moda tanto pela preocupação com o meio ambiente como por poder, futuramente, atender um público que se tornará a massa consumidora do planeta que é 100% preocupada com essa questão”, ressalta Mikelly Peixoto, aluna do curso Técnico em Vestuário.

O desfile dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda traz um exemplo de que a moda vai além das passarelas e busca uma transformação cotidiana no comportamento e cuidados com o lugar onde vivemos. Mais que criar coleções, é preciso instruir a pensar fora da caixa e dar um novo sentido ao que se produz e veste. Afinal, o futuro começa hoje.



Cursos técnicos com matrículas abertas

O mundo do trabalho está, cada vez mais, aderindo a critérios rígidos e exigindo múltiplas formações e habilidades na hora de selecionar os colaboradores. Os cursos técnicos são a melhor escolha para quem deseja se qualificar e iniciar sua trajetória profissional em pouco tempo. A Firjan SENAI oferece 25 títulos na campanha de Cursos Técnicos 2023.1. As inscrições já podem ser feitas até a data do início das aulas, no dia 06/02. Serão oferecidas 2680 vagas, distribuídas entre as 22 unidades de todo o estado do Rio de Janeiro.

Os cursos de Ensino à Distância (EAD) semipresenciais, que possuem sua carga horária realizada 80% à distância, são ofertados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com um sistema de tutoria. Os outros 20% do curso são feitos de forma presencial em uma unidade da Firjan SENAI, com interação junto ao instrutor. 

Já os cursos híbridos mesclam as experiências com os instrutores com as aulas virtuais (60%) e presenciais (40%). São três dias por semana com encontros em formato on-line e dois dias por semana com aulas presenciais em unidades da Firjan SENAI.

Os cursos oferecidos são: Automação Industrial, Alimentos, Cervejaria, Construção Naval, Design Gráfico, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Mecânica, Mecatrônica, Multimídia, Planejamento e Controle da Produção, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança de Trabalho, Sistemas de Energia Renovável, Soldagem, Desenvolvimento de Sistemas, Internet das Coisas (IoT).

Clique aqui para informações e inscrições: Cursos técnicos 2023 | Cursos Firjan SENAI.