Blog


Sob o comando das instrutoras da Firjan SENAI, Aldi Carrilho de Oliveira e Lunanda Motta, os futuros profissionais do setor apresentaram uma coleção inspirada na cultura e talentos locais, através de tecidos, cores, sustentabilidade e técnicas tipicamente brasileiras como pontilhismo, xilogravura, grafite e mosaico. Entre os destaques da noite estão as peças “Pequena África”, a moda como resistência e luta, onde a herança cultural é registrada pela preservação da identidade excepcional dos povos africanos; “Filó”, que ressalta a força e coragem das mulheres pioneiras no polo de moda íntima; e “reconstrução”, que relembra a tragédia de 11 de janeiro de 2011, elevando a resiliência do povo friburguense.

O projeto Integrador Novos Talentos tem como objetivo permitir que as empresas conheçam os novos profissionais da cadeia, estabelecendo uma forma de comunicação entre aluno e empresa. Além disso, é a oportunidade de unir o talento à mão na massa para aprimorar as técnicas para os desafios que o mercado exige.

“Nesta edição, com o cenário global competitivo e intensificado pelo comércio digital, os alunos foram desafiados a pensar caminhos para vencer a concorrência internacional, intensificada pelas plataformas chinesas”, conta Milena Cariello, coordenadora de educação profissional da Firjan SENAI.

Todas as peças e suas histórias estarão em exposição no Espaço da Moda da Firjan SENAI até dezembro de 2023.