Blog


O mercado em transformação exige profissionais com habilidades diferenciadas e atualização constante. Filosofia de processo produtivo com foco na eliminação do desperdício, o lean manufacturing, ou manufatura enxuta, é uma das metodologias mais eficientes na gestão de negócios, seja de serviços ou produtivos. O modelo consiste em descartar atividades que não agregam valor a processos, além de oferecer melhorias de desempenho. Para aumentar a competitividade, empresas de vários segmentos têm incorporado a gestão lean ao processo produtivo, gerando resultados efetivos, como a redução de custos e o aumento da produtividade.  

Nesse contexto, currículos com capacitação lean têm sido procurados por recrutadores de Recursos Humanos, para abastecer as empresas interessadas em profissionais qualificados. A seguir, 5 motivos para investir em cursos de lean manufacturing. 

1. Versatilidade 

Uma certificação lean proporciona opções de atuação em diversos segmentos do mercado, em processos administrativos, industriais, tecnológicos, entre outros. O profissional se habilita a aplicar a metodologia em qualquer setor da empresa, seja como gestor, consultor ou prestador de serviços. Além disso, o lean manufacturing tem subdivisões em linhas de atuação, como lean health (aplicada à saúde, para otimizar processos hospitalares); lean education (no ensino, para torná-lo mais eficaz); e lean office (para escritórios), entres outros.  

2. Crescimento profissional

A certificação lean prepara o profissional para lidar com diversos desafios, gerando oportunidades. A busca por equipes qualificadas é alta e o mercado valoriza quem está capacitado a implementá-la na empresa. Para quem deseja crescer profissionalmente, ter um certificado em lean pode fazer diferença. 

3. Mais chances de contratação

Várias organizações estão em busca de pessoas certificadas em lean para otimizar os seus processos e enxergar oportunidades de melhorias com assertividade. Esse profissional se destaca em sua área por estar capacitado a cumprir as metas estipuladas ou atender as expectativas em função do conhecimento dessa filosofia de gestão. 

4. Reconhecimento internacional

No mundo inteiro, empresas de diversos setores utilizam a gestão enxuta para melhorar a eficiência e os resultados operacionais. Ao se especializar em cursos nessa área, o profissional se conectará com todas as ferramentas, etapas e ensinamentos do Brasil e do exterior. 

5. Dupla proficiência

A certificação em lean capacita um agente de transformação, habilitando-o a dominar e aplicar a metodologia em qualquer empresa de forma eficiente e contínua. Já para as empresas, ter um profissional capacitado é garantia de eficiência, credibilidade e resultados transformadores.  

A Firjan SENAI dispõe de curso de aperfeiçoamento em lean manufacturing, com 40 horas de duração e aulas na modalidade EaD ministradas por instrutores, pela plataforma Google for Education. Além dessas opções, a metodologia é abordada em vários cursos técnicos e qualificações profissionais regulares da grade da Firjan SENAI. “No aperfeiçoamento apresenta-se o conceito lean, ferramentas, metodologias e exemplos de aplicação que auxiliam no ganho de produção com a eliminação de desperdícios. E o conceito também é abordado em cursos técnicos de Automação, Mecatrônica, Mecânica, entre outros”, conta Sergio Matos, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Quer se tornar um profissional diferenciado e aprender tudo sobre o assunto em um dos melhores cursos do mercado? Clique no botão abaixo e saiba mais

Quero saber mais sobre os cursos