Blog


Cientistas internacionais e brasileiros, que participaram em Campos do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, conheceram o FabLab da Firjan SENAI da cidade e as atividades ali desenvolvidas, em 12 de abril. No mesmo dia, o grupo participou do evento de certificação dos estudantes campistas que participam do Cubes in Space 2019, projeto com chancela da NASA; entre eles, há três alunos da Firjan SENAI.

Na visita ao FabLab, os cientistas registram em imagens os trabalhos feitos no laboratório e conversaram com professores e alunos. Dennis Stone, pesquisador da NASA e fundador e diretor da World Space Week (na foto ao lado), elogiou o modelo da escola Firjan SENAI, gerida com recursos da indústria e voltada para o ensino profissionalizante. Já Mike Simmons, presidente e fundador dos Astrônomos sem Fronteiras, também aprovou a inclusão de gênero com a participação de um grande número de alunas nos diversos cursos, com o destaque para o de Solda, uma atividade importante na região. 

A certificação dos jovens do Cubes In Space 2019 foi na Câmara Municipal da cidade. Os alunos do curso de Eletricista Industrial da Firjan SENAI Caroline de Sousa, de 19 anos, Kethelin Barreto, 17, e Rogério Raash, 19, receberam o Certificado de Realização do organizador do encontro internacional e presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC), Marcelo Oliveira. 

“É um privilégio participar deste projeto, uma grande oportunidade de aprendizado”, disse Rogério sobre a participação no Cubes In Space. Através da iniciativa, jovens criam experimentos lançam-nos ao espaço, onde ficam expostos a condições diferentes às da terra, como radiação e microgravidade. Depois os cubos retornam para os estudantes, que podem analisar os efeitos da viagem ao espaço.

Estímulo educacional

Presidente da Firjan Norte Fluminense, o empresário Fernando Aguiar recepcionou os cientistas na Firjan SENAI e destacou a importância do encontro como um estímulo educacional para os alunos de Campos.

“A troca de informações com representantes de importantes instituições científicas do mundo serve como estímulo na formação educacional e científica desses jovens. Ao mesmo tempo, o grupo pode conhecer um pouco da excelência das atividades desenvolvidas aqui no FabLab tanto para os estudantes quanto para o setor empresarial”, afirmou Fernando Aguiar.

Alunos da Firjan SENAI Campos com seus certificados de participação no Cubes In Space 2019, projeto com chancela da Nasa
Cientistas conheceram FabLab da Firjan SENAI Campos e os projetos desenvolvidos no local. Fotos: Rui Porto Filho