Blog


De acordo com os dados da plataforma Retratos Regionais da Firjan, o estado do Rio criou 165.701 postos de trabalho formais de janeiro a novembro de 2023. O comércio, o setor de serviços e de indústria e construção lideram as contratações. Investir em cursos de qualificação não apenas aumenta a chance de se conseguir um emprego, mas a de se obter um salário superior.

O gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, Edson Melo, explica que em cenário de constantes mudanças e um mercado cada vez mais exigente, manter-se atualizado é essencial. “A formação em muitas das carreiras também amplia as possibilidades de atuação do profissional em diferentes setores, destacando as relacionadas a Tecnologia da Informação (TI) e Automação, além da chamada manufatura avançada ou indústria 4.0 está se expandindo, sendo essencial estar preparado para as oportunidades e ampliar o repertório profissional".

Com os avanços da tecnologia, os cursos EaD e semipresenciais ganham adeptos e popularidade, e os 15 cursos técnicos da Firjan SENAI já estão com as matrículas abertas e as aulas começam no início de fevereiro. A duração de cada curso é de até um ano e meio. Podem se inscrever todos que concluíram o ensino médio ou com o ensino médio em curso. A modalidade do curso é EAD semipresencial, com percurso de autoestudo em plataforma própria; aulas virtuais ao vivo com o instrutor, marcadas previamente, e aula presencial realizada semanalmente ou quinzenalmente nos laboratórios e oficina equipados especialmente para as aulas práticas. 

Procura por profissionais de TI, Automação e Logística continua em ascensão

Melo chama atenção para o setor de tecnologia da informação (TI) e automação, que acentuou seu protagonismo frente à demanda por tecnologias relacionadas ao processo de digitalização das empresas, as denominadas tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, além do contexto pós-pandemia que intensificou ainda mais a procura por profissionais de TI e Automação.

A logística é de relevância para todos os setores e foi amplamente impulsionada pelas demandas durante a pandemia. “A demanda cresceu, também, devido à alta do e-commerce, tendo a logística um papel fundamental no custo final do produto ou serviço. O curso da Firjan SENAI visa formar profissionais com competências para atuação nas cadeias produtiva de fabricação, comercial e de serviços, abordando temáticas técnicas relacionadas a movimentação, transporte, armazenamento, estoques, compras e distribuição”, destaca Edson Melo.

Por sua vez, o curso técnico em sistemas de energia renovável é mais um dos promissores no mercado de trabalho. Abrange os principais tipos de energia renovável, como fotovoltaica e eólica. A Firjan SENAI possui modernos laboratórios nas unidades da Tijuca e de Duque de Caxias para formar aqueles que buscam inovação em um mercado que carece de alternativas sustentáveis e inovação.

Cursos técnicos 2024| Primeira mensalidade por R$ 79,90.

Conheça as opções de cursos e faça a sua matrícula.