Blog


Peças criadas por alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI abriram o desfile da Fevest Show 2019 na tarde desta quarta-feira (10/07), em Nova Friburgo. As peças, voltadas para mulheres acima de 60 anos – a Geração Prateada –, inovaram com pontos de imã que faziam uma saia longa virar minissaia e até com sistemas antiestresse. Após o desfile, a passarela virou Arena Firjan, com palestras gratuitas com curadoria da Casa Firjan para compartilhar conhecimento sobre tendências e inovação com empresários de moda praia, íntima e fitness.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, destacou o sucesso dos alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI. Graças ao desempenho deles, o curso técnico em Vestuário ficou em 1º lugar no Sistema de Avaliação da Educação Profissional. Eduardo reforçou o apoio da Firjan à Fevest ao reafirmar que “temos a vocação de ajudar o Rio nas oportunidades de empregabilidade e desenvolvimento econômico”. O prefeito em exercício, Marcelo Braune, lembrou que o polo de moda íntima de Friburgo é responsável por 25% da produção nacional.

Lideranças empresariais destacaram a importância da Fevest e da qualificação profissional para o desenvolvimento do interior. “A gente não vende só calcinha e sutiã, a gente desenvolve a economia no interior. A Fevest é um sucesso e faz a diferença!”, afirmou o empresário Marcelo Porto, presidente do Sindivest (Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região), que realiza o evento.

Geração Prateada

Alinhados às tendências do mercado e ao futuro da moda, 80 alunos do Espaço da Moda da Firjan SENAI criaram 18 looks para o Projeto Integrador Firjan SENAI ‘Novos Talentos’. Com o envelhecimento da população e maior expectativa de vida, o público-alvo escolhido pelos futuros trabalhadores do mercado de moda este ano foi a Geração Prateada.

Os três modelos mais votados em um concurso no site da Firjan SENAI desfilaram na passarela. Um deles foi o ‘Versatile Dress’, vestido 5 em 1 transformado por imãs: diante do público, uma parte da saia longa se transformou em echarpe e a manga comprida virou regata. O outro é o ‘Health Control’, criado para ajudar no controle da pressão arterial, estilizado em linho. O terceiro é o Magnetic Body, que aciona pontos estratégicos do corpo, com elementos magnéticos que ajudam na circulação e no alívio do estresse.

“O tema do nosso grupo foi versatilidade, então desde a criação até os acabamentos usados no nosso look, nós tivemos em mente uma mulher versátil, despojada e moderna”, explicou Laura Rocha, aluna do curso Técnico em Vestuário do Espaço da Moda da Firjan SENAI, em Friburgo.

Entre as surpresas do desfile, havia ainda peças de luxo inspiradas nos cabarés franceses. A criação é dos alunos de Costura do Espaço da Moda da Firjan SENAI. “Eles puseram a mão na massa, aprenderam a trabalhar em equipe, assimilando não só habilidades práticas, mas bastante conhecimento através das pesquisas sobre a época”, explicou a instrutora da Firjan SENAI Aldy Carrilho, que orientou os alunos nesse desafio.

Health ControlCriado por:
Maria Nathalia Ferreira da Costa – Técnico em VestuárioBeatriz Possati Cunha - ModelistaGisele Gomes Soares – Costureiro de Produção de LingerieNathália Velberto Knupp – Assistente de Moda

Magnetic BodyCriado por:
Franciele dos Santos Lucas – Técnico em VestuárioLizânia Cristina da Silva – ModelistaSimone Pinheiro da Silva Carvalho – Costureiro de Produção de LingerieEllen Virginia Siqueira de Menezes Prado – Técnico em Vestuário

Versatile DressCriado por:
Laura Rocha dos Santos Melo – Técnico em VestuárioRaquel Oliveira da Costa Scardine – ModelistaAdriana Camara Toledo – Costureiro de Produção de Lingerie


A Fevest Show 2019 está aberta das 13h às 20h até domingo, 14 de julho, no Country Clube de Nova Friburgo. A feira é uma realização do Sindvest, com promoção da Firjan, patrocínio do Sebrae, Fri Online, Energisa, parceria do Fecomércio RJ, Sesc, Senac, Sincomércio e Prefeitura de Nova Friburgo, apoio da Rede InterTV, Senai CETIQT, Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, SAF Plus, SAF Assistencial, e organização da Teia de Eventos.

Arena Firjan

A Firjan, que promove a Fevest desde sua primeira edição, há 29 anos, montou a Arena Firjan, um espaço de 170 m2 com 30 palestras com curadoria da Casa Firjan. Até domingo, quem visitar a feira terá acesso a muito conteúdo gratuito sobre Cultura Digital, Design Thinking e Macrotendências, entre outros.