Blog


Nos dias 27 e 28 de novembro, nossos alunos em todo estado se reuniram para apresentar os resultados do Desafio SENAI + Indústria, que mobiliza os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas enfrentados pelos setores industriais fluminenses. As unidades receberam diversos visitantes, como empresários e estudantes de ensino médio, para conhecerem suas criações. 

Além de serem elaborados a partir de demandas reais, os projetos são criados com apoio do que há de mais moderno no universo da Educação Profissional, como o FabLab, nosso laboratório de prototipagem. Junto com os projetos do desafio, também foram expostas outras criações de finais de curso dos nossos estudantes. 

No nosso Instituto SENAI Automação e Simulação, a galera deu um novo significado ao termo Rainha da Sucata. A Scrap Printer, projeto de alunos do curso de aprendizagem em Eletricista Industrial é o maker do maker. Luiz Sena, Nathan Campanhão, Ramon Rodrigues e Rodrigo dos Santos criaram uma impressora 3D de baixo custo. A máquina, feita com reaproveitamento de sucata de componentes de DVD e computadores, custa menos de 20% do preço do equipamento mais barato do mercado, que vale R$ 2.500 aproximadamente, segundo os jovens. 

A demanda surgiu inicialmente de uma empresa que compra e revende peças diversas e queria uma opção de impressora 3D barata para poder fabricar, ela própria, suas peças. Mas ao final o grupo notou que poderia fazer um equipamento acessível para as pessoas que, como eles, estão mergulhadas na cultura maker. 

Scrap PrinterProjeto dos alunos do IST Automação e Simulação (foto: divulgação)

Bancada de Calibração de Vazão - Segue o Fluxo Projetos dos alunos de Caxias (foto: Joana Mineiro)

Já em Nova Iguaçu, os estudantes do curso de Instrumentação Industrial Lucas Rodrigues e William Canutt desenvolveram o projeto integrador “Bancada de Calibração de Vazão - Segue o Fluxo”, que tem como objetivo garantir a confiabilidade das medições da velocidade e quantidade de produtos como água, gás e outros, por dentro das tubulações, garantindo precisão em linhas de produção como as da indústria farmacêutica. 

“O projeto levou cinco meses para ser concluído e proporciona qualidade e na segurança dos processos industriais”, explicou Lucas. William destacou ter sido muito enriquecedor participar do Desafio e pôr em prática tudo o que aprenderam durante o curso. “Estamos preparados para conquistar o nosso espaço no mercado de trabalho”, finalizou o jovem. 

Além dos projetos, os simuladores foram sucesso entre os visitantes da exposição. Em Petrópolis, por exemplo, o simulador de solda chamou a atenção de todos que passaram por ele. A Mostra Firjan SENAI de Projetos Integradores contou ainda com um ciclo de palestras e oficinas gratuitas sobre temas como Moda, Robótica, Automação, Eco Construções e Inteligência Artificial. 

“Para os nossos alunos, participar da mostra é um marco no seu processo de formação, já que eles têm a oportunidade de apresentar seus projetos, pensados para criar soluções para desafios reais do mercado, para empresários, alunos, familiares e comunidade em geral” afirma Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Simulador de soldaEquipamento foi destaque na Firjan SENAI Petrópolis (foto: divulgação)

Alunos de Friburgo(foto: divulgação)