Cursos de qualificação profissional da Firjan SENAI dão oportunidades para jovens, adultos e idosos | Cursos Firjan SENAI

Blog

Existe idade certa para iniciar um curso de qualificação ou aperfeiçoamento profissional? “É importante estar preparado e qualificado para ingressar ou se manter no mercado de trabalho, independentemente, da idade que você tem. Para tanto, a Firjan SENAI está ofertando uma variedade de títulos de cursos, focando na ampliação das oportunidades de trabalho e de renda dos alunos”, avalia Edson Melo, gerente de Educação Profissional da instituição.

A Firjan SENAI está intensificando a oferta de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, a maioria presencial, e já está com matrículas abertas para 115 títulos, em 17 áreas. Ao todo, serão 4.225 vagas em 22 unidades, sendo algumas de ensino à distância (EAD). Para entrar no mercado de trabalho, o ideal é ingressar nos cursos a partir dos 16 anos. Dependendo da área, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Outros exigem que a pessoa esteja cursando o 9º ano ou tenha o Ensino Fundamental completo. Alguns títulos, com grau maior de periculosidade, pedem idade mínima de 18 anos.

“Não há uma idade específica para se começar uma qualificação ou o aperfeiçoamento profissional. Diferente do passado, quando as pessoas buscavam segurança financeira e se manter por longo tempo numa empresa, hoje é outro momento. Independentemente da idade, os profissionais precisam estar preparados para fazer uma mudança através de uma qualificação profissional”, avalia Alessandra Matos, analista de Educação da Firjan SENAI.

Melhore sua empregabilidade!

A política de inclusão faz parte da rotina da Firjan SENAI. Eliana da Silva Lousada, 38 anos, que perdeu a visão do olho direito, cursou Almoxarife (na unidade Santa Cruz) e Operação de Ponte Rolante para PCD (pela Firjan SENAI, na fábrica): “Estou muito feliz pela oportunidade de ter entrado numa empresa gigantesca como a Gerdau. Isso tudo só foi realizado graças a Deus e à Firjan SENAI, pois com sua equipe maravilhosa e seus instrutores super empenhados, ingressei com segurança na área de trabalho”, comemora.

Muitos se aposentam e querem realizar o sonho de aprender uma nova profissão, então buscam um curso de qualificação. Outras pessoas se interessam em estudar para se posicionar melhor na área em que já atuam, impulsionando a carreira ou para mudar de profissão. “Independente se a pessoa está desempregada ou empregada, a formação profissional é o ponto de partida para essa tomada de decisão. A análise do melhor curso deve ser feita a partir da formação exigida em cada curso. Hoje, o profissional perde oportunidades se não tem uma qualificação adequada. É essencial se qualificar”, completa Alessandra.

Francisco do Nascimento Júnior, 38 anos, começou há um mês a trabalhar na manutenção da academia Smart Fit, após ter feito o curso de qualificação de Elétrica Predial na Firjan SENAI Santa Cruz. “Estava desempregado há um ano e seis meses, quando iniciei o curso em outubro de 2021, e agora já estou empregado”, conta ele.

Clique aqui e conheça as opções de cursos ou procure uma das unidades Firjan SENAI.

Eliana da Silva Lousada
"Estou muito feliz pela oportunidade de ter entrado numa empresa gigantesca como a Gerdau."

Francisco do Nascimento Júnior
“Estava desempregado há um ano e seis meses, quando iniciei o curso em outubro de 2021, e agora já estou empregado”