Blog


Apaixonados por jogos digitais tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse mercado, esta semana. A Firjan SENAI Maracanã ofereceu, em 22 e 23/1, aulas experimentais gratuitas do curso que ensina a desenvolver games, na prática. Os inscritos puderam desenvolver um jogo em uma hora, além de receber informações sobre o setor e sobre como se capacitar para trabalhar na área.

“Parece difícil desenvolver um game, mas com boa instrução se torna até fácil”, avaliou Caio Esmeraldo, 25, referindo-se à dinâmica do instrutor de programação, Leonardo da Cruz. O jovem disse que se matriculará para a próxima turma do curso técnico em Programação de Jogos Digitais, que terá início em 04/02. “Vi que esse mercado está em crescimento e é uma oportunidade para mim, principalmente porque adoro eSports”, concluiu. 

Mercado em ascensão

Os jogos digitais estão inseridos em um mercado crescente, que movimentou US$ 1,3 bilhão no Brasil só em 2017. Os dados foram divulgados pela Newzoo, consultoria especializada no mercado de games e de mobile, e mostram ainda que o país é, hoje, o principal mercado de jogos da América Latina e o 13º no ranking mundial.

Outro dado de destaque é que o número de empresas desenvolvedoras no Brasil cresceu 164% nos últimos quatro anos. O estado do Rio é o segundo do país com maior número de empresas do ramo. Além disso, esse profissional faz parte do setor de Audiovisual e Animação Digital, que, aqui no estado do Rio, tem salário médio de R$ 5.459 (fonte: RAIS 2016/MTE).

“A tendência é de crescimento, o que significa mais demanda por mão de obra qualificada”, ressaltou Cruz. Ele ponderou ainda que não apenas o segmento de eSports (entretenimento) está em alta, mas também de jogos educativos e para a área de saúde. “As oportunidades são muito abrangentes”. 

O curso

O curso técnico em Programação de Jogos Digitais é oferecido na Firjan SENAI Maracanã (nas modalidades curso técnico ou Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com curso técnico) e em Jacarepaguá (na modalidade Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com curso técnico). Para participar, é preciso estar cursando o 2º ano ou já ter concluído o Ensino Médio.

Instrutor Leonardo da Cruz falou sobre o mercado de trabalho, além de orientar os participantes no desenvolvimento de um jogo.
Participantes desenvolveram a programação de um jogo durante a aula experimental. Fotos: Vinícius Magalhães