Um dos setores que mais cresceram na pandemia, a área de TI apresenta oportunidades de vagas e demanda profissionais em constante evolução. A todo momento, surgem novas ferramentas de apoio aos desenvolvedores da web, de aplicativos, entre outras possibilidades de atuação. Para os especialistas, a necessidade de se manter atualizado e atento às exigências do mercado é um dos principais desafios do profissional de TI.
“O software cresce e a infraestrutura também. As ferramentas nascem de um dia para o outro e é preciso estar preparado para lidar com essa transformação”, alerta Alex William Cordeiro Afonso, técnico de Educação da Firjan SENAI.
Exigência das empresas que migraram para o trabalho remoto e se sentem mais vulneráveis a ataques, a cybersegurança é uma das qualificações do Curso Técnico em Redes de Computadores, que prepara o profissional responsável pela montagem da infraestrutura por trás dos aplicativos. Nesta certificação é ensinada a montagem de redes internas e serviços de rede, incluindo mecanismos de segurança e monitoramento.
“A TI funciona como base tecnológica para outros segmentos. Antes de saber o que é nuvem, o profissional precisa saber como funciona uma rede. Os nossos cursos apresentam todas as informações necessárias para que o aluno escolha o tipo de tecnologia que precisa dominar”, acrescenta Afonso.
Na área de TI, a Firjan SENAI dispõe também dos cursos de Técnico em Informática, que transmite conhecimentos sobre o desenvolvimento de softwares e aplicações, montagem e manutenção de computadores, instalação e configuração de servidores; Técnico em Informática para a Internet, um dos mais sincronizados com o momento, que forma o desenvolvedor de sistemas e aplicativos, além de transmitir os fundamentos de web design; e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que ensina a desenvolver, programar e integrar sistemas computacionais aplicados a controle de processos de manufatura industrial.
“Este último, também muito atual, integra a tecnologia da informação à tecnologia da automação, com foco na manufatura e na indústria 4.0”, explica Rafael Victor Gusmão de Lime, instrutor da Firjan SENAI Jacarepaguá.