Energias renováveis: 4 motivos para investir em capacitação profissional na área | Cursos SENAI RIO

Blog

Energia renovável vem de recursos naturais, como o vento, o sol, a água e as matérias orgânicas. No Brasil, o uso dessas fontes tem crescido exponencialmente. De 2018 para cá, a energia solar teve um aumento de 92%, enquanto a eólica apresentou resultado positivo de 15,5%, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia.

Para Sérgio Andolfo, especialista Técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI e mestre em Engenharia Industrial, o uso da energia sustentável, principalmente eólica e solar fotovoltaica, é a melhor opção, uma vez que não influencia no ecossistema e não emite poluentes na atmosfera. Para acompanhar o cenário de forte tendência de demanda, cresce a cada dia a busca por profissionais capacitados nessa área.

Pensando na necessidade desse mercado de trabalho, a Firjan SENAI preparou um curso voltado especificamente para atender o setor, o curso técnico EAD em Sistema de Energias Renováveis. Por isso, confira a lista com quatro motivos para investir em formação profissional na área de energias renováveis:

1) Energia sustentável requer profissionais capacitados - O crescimento econômico de um país demanda um aumento paralelo da disponibilidade de energia, que, aliado à crescente preocupação com o meio ambiente, faz elevar a demanda por fontes sustentáveis. E essa visão ocorre no Brasil em grande escala, evidenciando tendências pela energia eólica e solar fotovoltaica, fontes de energia alternativa, limpa e sustentável. Um cenário novo que clama por profissionais especializados e capacitados.

2) Oportunidades de trabalho - Cresce a oferta de oportunidades de emprego com a ampliação de novas instalações fotovoltaicas e eólicas, principalmente na geração distribuída. A oportunidade, no entanto, expõe uma lacuna no setor por falta de especialistas da área, num mercado que exige profissionais qualificados ao longo de toda a cadeia de valor. O curso capacita técnicos para oportunidades em empresas atuantes em projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição, entre outras, além de preparar para o Ensino Superior.

3) Capacitação direcionada - A Firjan SENAI, através de Grupos de Trabalho, construiu grades de conteúdo e de matérias, definindo as competências e habilidades esperadas para a formação de técnicos em energia renovável; entre elas, as peculiaridades das formas limpas de energia no contexto energético atual e dos potenciais cenários futuros. O curso técnico EAD em Sistema de Energias Renováveis prepara também para a utilização de ferramentas de gestão de energia e eficiência energética, imprescindíveis para saber como realizar estudos de impacto e incorporar as tecnologias renováveis dentro do sistema de gestão global da empresa. E tem como objetivo promover a autonomia e a proatividade na construção do conhecimento exigido pelo mercado profissional.

4) Facilidades da EAD - A dinâmica do curso técnico será na modalidade Educação a Distância (EAD) de forma híbrida. São 50% da carga horária com monitoria e tutoria on-line e os outros 50% dedicados à realização de atividades pelo aluno, utilizando os materiais do ambiente virtual de aprendizagem. As aulas de prática profissional serão desenvolvidas aos sábados, em momentos presenciais em laboratórios que atendem a novas tecnologias, e/ou nas plataformas de aprendizagem através de simuladores. 

E-book gratuito

Clique ao lado e faça o download do e-book sobre o mercado de energias renováveis, preparado por especialistas da Firjan SENAI.

Live sobre mercado de trabalho

Confira a live da Firjan SENAI sobre desafios do mercado de Construção Civil: a sustentabilidade no âmbito da geração de energia baseada em fontes renováveis, temática cada vez mais presente e necessária em todo o mundo; e a digitalização, que se tornou realidade com a chegada da indústria 4.0 para o setor.


Foto: Vinícius Magalhães