Blog





Quatro projetos foram selecionados no Demoday Inova Firjan SENAI, realizado na sede da federação, no Centro do Rio, em 08/06. Com a finalidade de estimular o empreendedorismo, a criatividade e a cultura da inovação, o evento contou com a participação de sete equipes de ex-alunos e alunos da Firjan SENAI Barra Mansa, Espaço da Moda, Jacarepaguá, Nova Friburgo e Nova Iguaçu. Os finalistas vão representar o estado do Rio no Inova Nacional, em novembro. 

Em primeiro, despontou o PL ECO, com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da indústria avícola. Em segundo, o MecaTech, projeto acessório para auxiliar na costura das alças de sutiã. Duas equipes empataram em terceiro lugar, com os projetos S.A.P.E – suporte de afiação e proteção para Esmeril – e SILP – sistema inteligente de limpeza para piscinas. 

Na abertura do evento, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI, destacou a importância da tecnologia para a indústria. “Não existe crescimento econômico sem inovação”, acrescentando que criatividade é comportamento. “Inovação é gestão de processos”.

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan, ressaltou o trabalho que vem sendo feito, que alia a prática e a capacidade de empreender, com destaque para a solução de problemas efetivos. “Orgulho de sermos excelência. O foco é a renovação do modelo, baseado no treinamento, em favor de uma visão mais construtiva, fundamentado em competências com desdobramentos em uma visão de inovação”, pontuou. 

As equipes apresentaram os projetos para uma rede de profissionais ligados ao ecossistema de inovação do Rio de Janeiro, em um pitch de três minutos cada. A banca julgadora foi composta pelos especialistas Mariza Almeida, Rodrigo Alvarenga, Mariana Viana, Matheus Vieira e André Santana. 

Para Luiz Eduardo Leão, gerente de Tecnologias Educacionais do Departamento Nacional do SENAI, o grande diferencial do Inova Firjan SENAI é o legado desse investimento, uma vez que, segundo ele, “tem o poder de transformação, pois carrega as premissas que as indústrias 4.0 trazem”. Ele reiterou que a automação vai impactar muitos empregos. “Alguns países no mundo já estão preocupados em reacender ecossistemas de inovação. Acredita-se muito que a inovação e o empreendedorismo ampliam novos nichos de trabalho”. 

O propósito do evento é fortalecer, ainda mais, a relação dos alunos da Firjan SENAI com a indústria, gerando novas oportunidades de negócios, além de propiciar soluções inovadoras para diversos setores da economia.  

Nas próximas semanas, serão apresentados em detalhes os sete projetos do Demoday Inova Firjan SENAI.  

Cursos técnicos

Matrículas abertas. Clique no botão e saiba mais!

PROJETOS

1º Lugar: Projeto PL Eco

Reaproveita resíduos orgânicos da indústria avícola, a partir da transformação das penas em um material sustentável para ser aplicado na construção civil.

2º Lugar: MecaTech

Projeto acessório para auxiliar na costura das alças do sutiã, a fim de melhorar o processo de produção.

3º Lugar (empate)

Projeto S.A.P.E - Suporte de afiação e proteção para Esmeril.

Reduz os riscos de acidentes por meio do manuseio do esmeril, diminuindo assim os prejuízos para a empresa com perdas ou até mesmo afastamentos devido a acidentes.

Projeto SILP - Sistema Inteligente de Limpeza para Piscinas.

Através da tecnologia IoT, com o controle pelo celular do consumidor e a utilização de aplicativo para solucionar problemas e fornecer conforto e qualidade de vida na manutenção de piscinas residenciais e comerciais.

Demais

C.L.I - Projeto Compactador de Lixo Interno. Reduz o volume de lixo nas lixeiras de fast food, parques e praças de alimentação.

SDE - Projeto suporte organizador de etiquetas para máquinas de costura. Agiliza, otimiza e aumenta a produção.

Sensor Cap - Composto de três dispositivos com sensores sonoros acoplados no interior do forro de um capacete, tem o objetivo de prevenir acidentes no trânsito gerados por estresse, imprudência, distração e vias públicas esburacadas.