Blog


No próximo dia 30 de setembro, a Firjan SENAI Caxias completará 50 anos de existência. Para comemorar a marca, a unidade preparou uma programação especial, que tem início nesta terça-feira (24/09), com uma exposição de fotos contando a sua trajetória e de projetos importantes desenvolvidos pelos alunos.

A história da Firjan SENAI Caxias começa com a criação de uma escola municipal que havia sido doada para a Prefeitura. Após alguns anos, a escola fechou e o proprietário ampliou a área do terreno, fazendo uma nova doação, desta vez para a Firjan SENAI em 1969. Nessa época, o espaço tinha apenas dois pavimentos, com 4.300 m². Desde então, a unidade foi expandida e revitalizada e hoje conta com três pavimentos. Ano passado, foi inaugurado também um FabLab.

A região concentra diversas indústrias das áreas petroquímica, têxtil, metalúrgica, mecânica, entre outras. “É uma escola de destaque no município e na Baixada Fluminense e que tem participado ativamente do crescimento da região”, destaca Paulo Cezar Soares, gerente operacional da Firjan SENAI Caxias.

Atualmente, a escola possui aproximadamente 1.560 alunos matriculados, atendendo segmentos de eletricidade, mecânica, automação, logística, segurança do trabalho, tecnologia da informação, além de petroquímica, plástico, costura, madeira e mobiliário.

“A Firjan SENAI Caxias promove ações para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que possibilita a formação profissional apoiada em competências, com o estabelecimento de uma base sólida para estruturar a educação profissional de qualidade”, complementa Elisabete Abrantes, coordenadora de Educação Profissional da unidade.

Conquistas e premiações

Ao longo destes 50 anos, a Firjan SENAI Caxias acumulou premiações de destaque. Em 2011, foram cinco medalhas na Olimpíada do Conhecimento, na etapa estadual. Já em 2012, 10 alunos da escola foram finalistas no projeto Heróis do Futuro, criado com o objetivo de sensibilizar estudantes para os temas debatidos na Rio+20.

Outro grande feito que marcou a sua história foi o projeto “Garra Mecânica”. Com o intuito de realizar o sonho de João Lucas Tayrone, de 8 anos, de tocar violão, alunos da Firjan SENAI Caxias elaboraram e montaram uma prótese para o menino, que nasceu sem o antebraço esquerdo.

Projetos expostos

Nesta terça, já estão expostos no espaço alguns projetos idealizados por alunos. Confira, abaixo, a sinopse de cada um.

Mister Kart

Curso: Técnico em Mecânica
Descrição: Em uma aula onde foi feita menção à Fórmula 1, surgiu a ideia de criar um kart, desenvolvendo competências relacionadas à mecânica. O veículo automotor de competição foi projetado com requisito de dimensões, motorização, suspensão e segurança.

Passador Automático de Fitas

Curso: Técnico em Eletroeletrônica e Automação
Descrição: Máquina de passagem de fitas na carneira e jugular para confecção de capacete de segurança de forma automática, trazendo eficiência, segurança e economia para o processo, que antes era feito manualmente. O projeto surgiu a partir de um problema enviado por uma empresa do ramo têxtil.

Gerador Eólico através de Logística Reversa

Curso: Técnico em Mecânica
Descrição: Em uma aula sobre geração de energia, surgiu uma competição entre alunos, mediada pelo instrutor, em que o objetivo era a geração mais eficiente. Foi desenvolvido, assim, um gerador eólico construído a partir de sucatas metálicas e plásticas e componentes automotivos. Utilizou-se um motor – corrente contínua, de elevador de janela de carro – acoplado a uma hélice, feita com sobras de material do FabLab.

Programação completa

24/09 – Exposição de fotos e projetos dos alunos.
25/09 – Atividade interna com os alunos.
26/09 – Quiz sobre a história do SENAI Caxias.
27/09 – SENAI Portas Abertas, com a visitação das famílias dos alunos da unidade.
30/09 – Hino Nacional, às 8h30, e solenidade no auditório, às 15h, com a participação de todos os colaboradores da Firjan SENAI e convidados, como gerentes regionais e operacionais.

Foto: Vinícius Magalhães