Firjan SENAI Itaperuna ganha laboratório de fabricação digital voltado para a inovação do ensino | Cursos Firjan SENAI

Blog

A Firjan SENAI Itaperuna inaugurou este ano um LAB, laboratório de fabricação digital focado no estímulo à inovação em ambiente colaborativo. Com papel social relevante para a região Noroeste fluminense, a unidade deve receber em torno de 400 alunos, ao longo de 2022.

“Os processos inovadores e a criatividade que serão despertados e desenvolvidos nos estudantes terão relação direta com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o aumento da competitividade das empresas de toda a região Noroeste”, destaca Marta da Conceição Rocha Manhães Alves, gerente operacional da Firjan SENAI SESI Itaperuna e Pádua.

Fruto do comprometimento, dedicação e motivação da equipe local, o espaço foi viabilizado através do Edital de Fomento do Departamento Nacional do SENAI, que selecionou 25 projetos, sendo três deles da Firjan. Com isso, foi possível um grande investimento na compra de novos equipamentos, como impressoras 3D, computadores e ferramentas manuais. “São máquinas que ajudarão a desenvolver a criatividade e a inovação em qualquer setor da indústria”, revela Marta. As aquisições contribuirão com a metodologia do SENAI e possibilitarão ampliar a oferta de cursos na instituição.

De acordo com Gil Mairon da Silva, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, Itaperuna e Pádua, o novo ambiente vai agregar expertise para o crescimento da instituição, dos professores e de alunos. “Alunos ganham quando têm mais um espaço criativo, com metodologia inovadora, para desenvolver projetos integradores, que muitas vezes trazem soluções para as indústrias”.

O LAB prevê a realização de oficinas, capacitações, prototipação, design de novos produtos, pesquisas, bootcamps e o desenvolvimento das etapas dos projetos integradores. Ele aperfeiçoará ainda a evolução de projetos como Saga SENAI de Inovação, Grand Prix, Desafio SENAI de Projetos Integradores, Inova SENAI, Maker Day e Mundo SENAI.