Blog


A Firjan SENAI foi uma das 10 novas regionais contempladas a oferecer cursos voltados para energia solar fotovoltaica. As unidades escolhidas pela chamada, lançada em junho deste ano pelo SENAI Nacional, vão participar de um ciclo de preparação de Centros de Treinamento e qualificação de docentes, além de receber equipamentos básicos para o ensino. A Firjan SENAI irá capacitar três instrutores, sendo duas mulheres.

A iniciativa é fruto de parceria entre o SENAI Nacional, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por meio da rede Profissionais para Energias do Futuro.

A unidade Firjan SENAI escolhida para sediar o curso é a da Tijuca. A escola está sendo revitalizada, de modo a se tornar referência nos setores da Construção Civil e de Alimentos e Bebidas. A expectativa é qualificar 280 estudantes nas linhas de aperfeiçoamento e qualificação profissional e 160 no curso técnico, nos próximos dois anos.

“As energias renováveis estão cada vez mais fortes e necessárias dentro da matriz energética brasileira, e o Rio de Janeiro tem grande potencial nesse mercado. Por isso, é importante capacitar profissionais aptos a atuarem nesse setor, antecipando a demanda”, explica Fernando Pinto, coordenador da Divisão Técnica de Educação Profissional da Firjan SENAI.

De acordo com a Absolar, somente neste ano, a geração distribuída solar fotovoltaica duplicou de tamanho, chegando a 100 mil sistemas instalados até junho. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) projeta um aumento nas instalações de geração distribuída para 1,35 milhão em 2027, com um total de 12 GW instalado. Com isso, a Absolar estima a criação de 672 mil empregos acumulados até 2035 no Brasil.

Conheça os cursos que serão ofertados pela Firjan SENAI

Curso de aperfeiçoamento

Tecnologia e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos – 60h
Objetivo:
 Desenvolver conhecimentos sobre instalação, configuração, parametrização e monitoramento de sistemas de energia fotovoltaica, permitindo aos participantes conhecerem as características básicas das tecnologias de instalação de micro e minigeradores para conexão à rede. Assim, esse profissional estará apto para assegurar a eficiência energética em residências, comércios e condomínios.

Projeto de Sistemas Fotovoltaicos On-Grid/Off-Grid – 32h
Objetivo: Desenvolver competências técnicas relativas ao dimensionamento de sistemas de geração fotovoltaica isolados e conectados à rede.

Curso de qualificação

Montador de Sistemas Fotovoltaicos – 200 h
Objetivo: 
Instalar e manter sistemas de energia solar fotovoltaicos, de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

Curso técnico 

Técnico em Energias Renováveis – 1.200 h
Objetivo:
 Atuar no desenvolvimento e na implementação de projetos de sistemas de energia renovável, assegurar sua funcionalidade e realizar a gestão do consumo de energia e da eficiência energética, considerando a legislação, normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.