Blog


Projeto Andador Multiuso desenvolvido por alunos da Firjan SENAI Petrópolis estará em exposição no evento. Foto: Divulgação. 
Estudantes de Nova Friburgo criaram um aparelho de baixo custo que ajuda a prevenir as perdas na produção de leite causadas pela mastite bovina. Foto: Divulgação.


Projetos criativos e eficientes, elaborados com as soluções mais modernas disponíveis no universo da educação profissional, engajados com demandas reais da indústria fluminense. Nos dias 27 e 28 de novembro, a Firjan SENAI abre as portas de todas as unidades do estado para receber a comunidade, que poderá conhecer os trabalhos realizados pelos alunos durante o Desafio SENAI + Indústria. A Mostra Firjan SENAI de Projetos Integradores oferece ainda um ciclo de palestras e oficinas gratuitas, além de visitação aos laboratórios das escolas. 

O Desafio SENAI + Indústria reúne alunos, empresas, educação e inovação: indústrias de diversos setores enviam seus desafios, problemas reais, e os estudantes pensam em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo. O programa contribui para a formação profissional dos alunos, que ainda apresentam todo o seu potencial ao mercado. Além disso, um projeto pode ser escolhido para a indústria investir e colocar em prática.

Os alunos da Firjan SENAI Petrópolis, por exemplo, criaram um andador para as pessoas com dificuldades de locomoção que, diferente dos atuais, serve também como cadeira e assento higiênico. O projeto, idealizado após uma reportagem que mostrava a dificuldade de locomoção de um casal de idosos dentro de casa, ganhou mais funções e se tornou um ajudante na mobilidade e execução das atividades do dia a dia, como sentar à mesa para as refeições ou ir ao banheiro.

Já em Nova Friburgo, os estudantes criaram um aparelho de baixo custo que ajuda a prevenir as perdas na produção de leite causadas pela mastite bovina. A Mastite Zero, identifica a doença ainda em estado subclínico, permitindo o controle antes que a enfermidade se espalhe. O diferencial é que o aparelho é ligado a tubulação de leite que sai direto da vaca, permitindo identificar o animal que está infectado. 

Durante a Mostra, os grupos vão apresentar os projetos para os representantes da empresas que participaram o Desafio. “É um marco no processo de formação do aluno. O processo de criação de soluções viáveis mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno que o preparam para o mercado de trabalho”, explicou o gerente de Educação Profissional da Firjan, Edson Mello. 

Nos dois dias de evento, o público pode participar também de palestras e oficinas gratuitas sobre diversos temas como Robótica, Automação, Eco Construções e Inteligência Artificial. 

Para saber mais sobre a programação e se inscrever, o interessado deve clicar aqui.