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A Firjan SENAI SESI detalhou sua metodologia de ensino por competências à Marinha do Brasil, na última quinta-feira (16/08), durante o 4º Simpósio sobre Desenvolvimento de Competências daquela instituição. A Marinha mapeia há cinco anos essa modalidade de ensino e desde o ano passado implementa cursos baseados no desenvolvimento de competências. 

“Assim como a Firjan SENAI, nós qualificamos nossos profissionais. Como a instituição é referência no assunto, estreitar o relacionamento, conhecer melhor as metodologias e a normatização contribui muito para nossa evolução”, explicou a capitã de corveta Suzana Ramos, encarregada da Divisão de Desenvolvimento de Competências da Marinha. De acordo com ela, a troca de experiências com a Firjan vai se estreitar mais ainda ao longo do ano. 

Ensino por competências

A Firjan SENAI atua desde 1999 com metodologia de educação profissional com foco no desenvolvimento de competências para que os alunos se tornem capazes de somar conhecimentos e habilidades a fim de desempenharem funções com qualidade. “O objetivo é desenvolver competências ao longo do curso que torne o aluno capaz de planejar, tomar decisões e realizar atividades com autonomia, o preparando para atuar com as competências profissionais exigidas no século XXI”, informou Alessandra Matos, analista de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Uma das inovações da Firjan SENAI que agregaram ainda mais valor ao nosso ensino são os projetos integradores, que tem como objetivo alinhar a teoria com a prática, a partir de desafios reais da indústria. “O Desafio SENAI + Indústria se destaca pelo aprofundamento metodológico, em especial com a ampliação da metodologia de projetos, design thinking, maior ênfase no protagonismo do aluno e aprendizagem colaborativa, reforçando a integração Aluno, Firjan SENAI e empresa”, destacou Alessandra. 

As Escolas Firjan SESI, por sua vez, já têm consolidado, em sua proposta pedagógica, o ensino ancorado no desenvolvimento de habilidades e competências. “Além disso, buscamos a formação continuada como forma de aprimorar o nosso corpo docente e dispomos de um Plano de Ensino, que é um importante norteador pedagógico para o desenvolvimento de competências. Queremos que nossos alunos desde cedo internalizem a perspectiva de aprender para a vida toda, não apenas para passar em um exame”, informa Fabio Rodrigues, analista de Educação Básica da Firjan SESI.

Foto: divulgação
Foto: divulgação