Blog


O estado do Rio ganha nesta quinta-feira, 10/12, um centro de referência inovador e disseminador de conhecimento e educação para o futuro do trabalho. Em uma área de cerca de 2 mil m², o Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação da Firjan SENAI SESI Tijuca conta com 7 plantas piloto, 3 laboratórios e 9 salas de aula. O projeto é capaz de atender simultaneamente, por turno, até nove turmas e 190 alunos, ou seja, quase 600 alunos por dia, e tem a expectativa de qualificar cerca de 800 pessoas por ano para o mercado de trabalho. No portfólio tem 21 cursos, sendo 40% totalmente novos.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, disse que o espaço foi todo remodelado para atender às demandas do setor com foco na Indústria 4.0. "O setor tem passado por constantes transformações, fruto de um consumidor mais exigente e ávido por novidades. O que tem levado as empresas a demandarem profissionais com uma visão ampla do mercado e a aumentarem a produtividade. O Centro de Referência, com soluções integradas, portfólio inovador e equipe especializada, é uma entrega relevante para as indústrias do estado do Rio e para toda a sociedade”, disse Gouvêa Vieira.


Capacitação com equipamentos de última geração

Com uma série de novidades e equipamentos de última geração, entre eles uma impressora 3D para alimentos, capaz de imprimir alimentos pastosos e construir esculturas, como as de chocolate, o novo Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação amplia a oferta de capacitações voltadas ao segmento. No local, serão oferecidos cursos técnicos em Cervejaria, Alimentos e em Confeitaria, curso de qualificação em Padeiro, Confeiteiro, Pizzaiolo, Operador de Processos na Indústria de Alimentos e Bebidas, além de cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Panificação, Confeitaria, Massas, Laticínios e Sorvetes, Cervejas, destilados e Bebidas não Alcoólicas.

“Nessa mini-indústria, os alunos terão a oportunidade de conhecer a cadeia completa de uma produção em vários segmentos, além de desenvolver e testar produtos, que já saem com avaliação de qualidade da Firjan SENAI. Os empresários e suas equipes também poderão usufruir do espaço com tecnologia de última geração. Desta forma, as instalações podem ser a base de parcerias e experiências”, frisou o presidente da Firjan.

Para Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, a inauguração do novo Centro de Referência reflete o reposicionamento da instituição na oferta dos cursos. "Estamos em sintonia com as tendências mais atuais desse segmento de grande relevância na indústria e na vida social. É uma enorme realização capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do setor no estado do Rio de Janeiro".

Este ano, a unidade também ganhou um espaço exclusivo para as turmas de Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP). Iniciadas em fevereiro, as aulas do local foram remodeladas durante a pandemia do novo coronavírus e adaptadas para o formato on-line nos meses seguintes.

Cursos nas áreas de Alimentos e Panificação

Cursos na área de Bebidas

Fotos: Vinícius Magalhães