Blog


Trinta e dois alunos concluíram na última semana o curso técnico em Eletrotécnica, primeira turma realizada pela Firjan SENAI Três Rios. Sempre atento às necessidades das indústrias do Centro-Sul Fluminense e ao mercado de trabalho, a Firjan SENAI passou a oferecer, em 2016, o curso que capacita profissionais para atuar na execução e inspeção de projetos de instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.

Durante o curso, os profissionais aprenderam a executar e coordenar instalações elétricas de centros de transformação, redes de transmissão, distribuição e de iluminação pública, além de instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos. A emenda ainda incluiu as disciplinas de eletricidade, manutenção elétrica predial e industrial, segurança em eletricidade, gestão da manutenção, projetos de sistemas elétricos de potência, leitura e interpretação de desenho.

Para Nilson Paulino dos Santos, 22 anos, agora técnico em eletrotécnica, o curso foi um divisor de águas na sua carreira. “Foi realmente uma ótima escolha. Um curso que de fato qualifica o profissional e mostra o que o eletricista deve fazer e o porquê deve fazer. Uma capacitação completa. Foi esse curso que me deu segurança para tentar uma oportunidade e conquistar um emprego nessa nova função”, disse Nilson.

Profissionais especializados em eletrotécnica podem atuar em diversas empresas e segmentos industriais variados, como alimentação, mecânico, construção civil ou até mesmo em hospitais, por exemplo.

O currículo de Abisai Pereira dos Santos ganhou um novo peso após a conclusão do curso. Até então formado como eletricista de manutenção industrial pelo próprio Senai, agora Abisai pode ser chamado de técnico. “É uma mudança grande no currículo e no dia a dia. Até então eu desenvolvia meu trabalho colocando os equipamentos para funcionar, agora além disso sei também como eles funcionam. Hoje enxergo os equipamentos que trabalho de forma diferente”, explicou.

O profissional técnico em eletrotécnica é muito versátil, pois atua em diversos tipos de empresas e segmentos e, por isso, encontra um amplo mercado de trabalho” destaca o coordenador da Educação Profissional da Firjan SENAI Três Rios, Alessandro Guimarães.