E porque as empresas estão valorizando estes profissionais? Simples: a pessoa criativa vai além do que já foi pensado e pode trazer novas soluções. Ela pode inventar um novo produto, criar um sistema mais prático, propor um processo de trabalho mais simples e eficiente, enfim, ela pode fazer algo novo e aumentar, assim, a lucratividade da empresa. Em tempos onde as empresas se parecem muito nos produtos/serviços que oferecem e, principalmente, em uma época onde consumidores estão mais esclarecidos e exigentes, é fundamental que a empresa ofereça algo mais, tenha um diferencial, que se destaque das demais. Por isso a importância de estimular o trabalho criativo, inovador.
Ao contrário do que alguns pensam, a criatividade não é privilégio de poucos que “nascem com este dom”. A criatividade pode e deve ser estimulada. Como? Participando mais dos processos da empresa, buscando cursos de especialização para a sua função, se informar mais sobre a profissão que escolheu, se relacionar mais com outro profissionais e procurar atividades que, em princípio, não tem relação direta com seu trabalho, como ler um bom livro, ir ao teatro, praticar esportes, escolher um hobby, viajar e experimentar novas coisas. Quanto mais o cérebro for estimulado, melhor a criatividade é trabalhada.
Exemplos não faltam para simbolizar os resultados práticos da Indústria Criativa: a criação do iPad, que revolucionou o mercado da informática, as obras do arquiteto Oscar Niemeyer, os livros de Paulo Coelho, enfim, em todas as áreas temos provas de que a criatividade gera um resultado melhor e as empresas estão cada vez mais cientes disso. Prova é a diferença salarial apontada no estudo.Fato é que a Indústria Criativa está crescendo, por necessidade e por oportunidade, e gerando novas vagas para pessoas que tem vontade de aprender, de participar, de mostrar iniciativa e de ser parte de um grupo que busca informação e faz dela uma poderosa ferramenta profissional e pessoal. O salário é tentador. Mas o crescimento profissional é ainda mais estimulante.