Blog


Uma das principais novidades no recém inaugurado prédio da Firjan SENAI SESI, na Tijuca, zona Norte do Rio, é a adoção de películas fotovoltaicas orgânicas nas janelas. Essa solução, além de abastecer a iluminação permite reduzir o consumo de energia no ambiente. Instaladas em janelas de 11 salas, os painéis fornecem energia para 180 lâmpadas acessas ininterruptamente por 12 horas, gerando uma economia mensal em torno de R$ 500.

Construído em uma área de 16 mil m², são dois Centros de Referência: o de Construção Civil e Energias Renováveis e o de Alimentos, Bebidas e Panificação. O local conta com 19 laboratórios, dezenas salas de aula e apresenta uma série de soluções tecnológicas, que conferiram ao prédio o selo Verde de Sustentabilidade, concedido pela prefeitura do Rio. A edificação de três andares possui telhado e muros verdes, que proporcionam conforto térmico ambiental; placas solares, que aquecem água e fornecem energia; e o piso permeável, para reuso da água da chuva para refrigeração e nos jardins. O destaque, porém, fica por conta da árvore solar, instalada no pátio da escola, para carregar dispositivos USB. Toda essa tecnologia permitiu uma redução de 40% no consumo de energia elétrica.


Curso Técnico em Sistema de Energias Renováveis

No curso Técnico em Energia Renovável EAD da Firjan SENAI o aluno vai aprender sobre as especificidades das formas limpas de energia no contexto energético atual e dos potenciais cenários futuros, incluindo, projetos, montagem e operação. Assim como, sobre ferramentas de gestão de energia e eficiência energética, imprescindíveis para saber como realizar estudos de impacto e incorporar as tecnologias renováveis e de eficiência energética dentro do sistema de gestão global da empresa.

Com o curso, o profissional poderá buscar oportunidades em empresas de projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia, entre outras. Quem faz o curso técnico, além de ter mais chances de empregabilidade também fica mais preparado para o Ensino Superior. O diploma do SENAI na área tem reconhecimento destacado na indústria e permite habilitação técnica junto ao Conselho Regional dos Técnicos Industriais.