Blog


No primeiro FabLab Open Day virtual da Firjan SENAI, os instrutores mostraram tudo o que é possível fazer no laboratório de educação para inovação. Com o tema "FabLab: o lugar das máquinas", o bate-papo foi transmitido diretamente da unidade de Benfica, em 25/03. E ainda rolou uma disputa robô x humano, um duelo criativo da brincadeira do jogo da velha. O instrutor Bruno Nepomuceno e o técnico de Educação Bruno Viana demonstraram o passo a passo da construção de tabuleiro e peças para o jogo.

“No FabLab, que é um laboratório de fabricação digital, você consegue fazer quase tudo. É preciso ter uma boa ideia”, destacou Nepomuceno. Na tela do computador, o desenho do tabuleiro do jogo, feito num software, para ser modelado e construído; depois a máquina fresadora fez todos os cortes necessários. “É preciso um estudo para a máquina realizar os cortes com precisão”, ensina Viana. 

Após usar o Autocad para desenhar no computador o “X” e o “O” do jogo da velha, as peças foram cortadas na máquina de corte a laser. “Aqui não é preciso dar acabamento, basta lixar um pouco”, explica Nepomuceno. Os objetos foram coloridos de amarelo com adesivação feita no Plotter de Vinil.

O troféu surgiu na impressora 3D, com capacidade para imprimir dois objetos ao mesmo tempo. O bioplástico aquecido foi formando as peças na máquina. “Não há limite para a impressora 3D, e está cada vez mais comum as pessoas terem uma em casa”, ressalta o instrutor.

Hora do jogo! O robô FABinho venceu Nepomuceno. Mas o importante é que toda última quinta-feira do mês, haverá edições virtuais do FabLab Open Day. A próxima será em 29/04, a partir da Firjan SENAI Friburgo.

Veja as tecnologias disponíveis na unidade de Benfica:

  • Corte a Laser: capaz de realizar cortes em madeira, acrílico e até tecido, através de um feixe de luz de alta precisão.
  • Corte com a Router CNC: através de uma ferramenta com vários tipos de corte, fabrica peças em 3D ou 2D de inúmeros materiais.
  • Impressora 3D: adiciona material plástico de camada em camada ou até mesmo impressão 3D com resina, para criar as mais complexas peças.
  • Plotter de Vinil: gera um corte de precisão, criando diversos projetos de adesivação e sinalização de ambientes, veículos, peças e ferramentas.
  • Espaço de eletrônica com IOT e Arduíno: pode gerar movimentação, iluminação e automatização de qualquer criação

Cadastro de interesses

Quer ser avisado sobre o próximo FabLab Open Day virtual? Clique, saiba mais e cadastre-se!

Veja como foi o evento virtual: