Blog


No FabLab da Firjan SENAI é possível encontrar cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias.
Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

A galera da Baixada Fluminense acaba de ganhar seus primeiros FabLabs! Que são aqueles espaços de educação voltados para prototipagem com equipamentos de última geração, como impressoras 3D e corte a laser. A proposta da Firjan com a novidade é estimular ainda mais o espírito inovador para criação de novos produtos para indústria e soluções para a comunidade. O recurso faz parte de uma rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). Chique, não é?! As novas instalações ficam em Duque de Caxias e Itaguaí. 

No FabLab da Firjan SENAI é possível encontrar cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto, Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização. 

Esse estímulo à inovação que a ferramenta possibilita acontece no âmbito da aprendizagem em contexto, realização de projetos, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas atuando juntos), trabalho interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.

Quem estuda com a gente tem acesso ao ambiente com centenas de laboratórios interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real. Além disso, a galera conta com a sala do Pré-Acelera, que é especialmente projetada como ambiente de coworking destinado a pesquisa e estudos para dar vida às ideias dos nossos estudantes, ou seja, transformar os projetos integradores com potencial de inovação a serem capazes de conquistar o mercado.

Marcando presença na inauguração, Geovana Xisto, de 22 anos, aluna de Assistente de Operações Logísticas na Firjan SENAI Itaguaí e Jovem Aprendiz da Itaguaí Construções Navais (ICN), revelou que já está o seu quarto curso com a gente! Ela se diz motivada com a chegada do FabLab para continuar se aperfeiçoando: “O laboratório nos traz um mundo de conhecimento e nos abre um leque de oportunidades. Ele nos permite criar e inovar, e dá asas à nossa imaginação”, disse a jovem.

Nosso outro curioso assumido é o Yan Reis, de 20 anos, que agora cursa Mecânica Industrial, mas já éformado em Eletricista Industrial da Firjan SENAI Caxias. Yan fez questão de mexer em todas as máquinas e ficou empolgado com a possibilidade de desenvolver o projeto que quiser, com peças em tamanho real. “Difícil descrever a alegria de poder frequentar o primeiro FabLab da Baixada Fluminense e ter acesso a um aprendizado tão tecnológico e inovador. Esse laboratório é um presente, porque abre muitas portas para o mercado de trabalho. Já consigo prever experiências únicas”, finalizou.

Em 2019 vem mais FabLab na nossa conta com outra inauguração, dessa vez na Firjan SENAI Jacarepaguá. Com os laboratórios da Baixada, contamos com oito FabLabs: Campos, Casa Firjan, Duque de Caxias, Itaguaí, Friburgo, Instituto SENAI Automação e Simulação, Niterói e Resende. A ideia é que até 2020 sejam implantados 19 FabLabs da Firjan SENAI no estado do Rio. 

Quem se matricular em qualquer curso tem acesso ao laboratório FabLab da Firjan SENAI.