Blog


Construção civil, mecânica, automação, vestuário e eletricidade são as áreas contempladas nos oito projetos selecionados na Mostra Inova Firjan SENAI. As equipes vão continuar na disputa para representar a federação na competição nacional em 2022. Os 14 projetos que concorreram são de oito unidades no estado e têm como foco desenvolver desafios de inovação aplicados às necessidades de empresas ou que sigam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O evento ocorreu de forma híbrida, na sede da Firjan, e on-line, em 15/12. 

“Temos grande orgulho no futuro desse trabalho que queremos entregar para a indústria. Os oito selecionados vão passar por uma fase de aceleração. Mas só pelo fato dos 14 chegarem até aqui já saíram ganhando. Apostamos muito nessa forma de aprendizagem e vamos melhorar ainda mais em 2022”, ressaltou Alexandre dos Reis, diretor regional da Firjan SENAI SESI. 

A Firjan SENAI Barra Mansa teve três projetos selecionados. O primeiro deles usou a criatividade para aproveitar penas de aves – resíduo da avicultura – como matéria-prima para produtos usados na construção civil, como em placa cimentícia e manta termoacústica. É o projeto PL Eco − Construção Civil.

Já as duas equipes selecionadas da Firjan SENAI Nova Friburgo levam inovação e economia de tempo para as confecções. A região é um polo importante de moda, principalmente a íntima. Um grupo criou um acessório para auxiliar na costura das alças de sutiã, e o outro, um suporte organizador de etiquetas para máquinas de costura. 

Os vencedores foram anunciados por Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan: “Vemos essas gerações nascendo nas escolas do SENAI e do SESI e agora apresentando várias soluções para resolver problemas do país, das pessoas, das indústrias. Vamos continuar na missão de educar. Que venha 2022!” 

A banca foi formada por seis jurados, que analisaram os protótipos e incentivaram os participantes: Mirelle Fachin, coordenadora do Prêmio Nacional de Inovação da CNI; Thiego Brandão, coordenador de Estratégias Educacionais da FIEP; Mônica Mariano, especialista de Desenvolvimento Industrial do SENAI Nacional; Bernardo Estefan, head of Oito (Open Innovation & Corporate Venture – OI); Gabriela Padilha, consultora de Gestão Tecnológica da Firjan SENAI; e Maria Isabel Reis Oschery, gerente de Conteúdo e Inovação Empresarial da Casa Firjan e Firjan IEL. 

Os 14 projetos que chegaram a essa etapa passaram pelas fases escolar e regional. Cada equipe teve cinco minutos para se apresentar e mais dois minutos para responder a até duas perguntas dos jurados. Os oito selecionados terão quatro meses de aceleração com uma consultoria e participarão da seletiva Demoday, onde haverá três vencedores. O primeiro lugar irá competir na etapa nacional em 2022.  

Confira agora a lista dos oito selecionados:

1- PL Eco − Construção Civil − Firjan SENAI Barra Mansa

2- S.A.P.E − Suporte de afiação e proteção para Esmeril − Mecânica − Firjan SENAI Barra Mansa

3- C.L.I − Compactador de Lixo Interno − Mecânica/Gestão de Resíduos Sólidos − Firjan SENAI Barra Mansa

4- Acessório para auxiliar na costura das alças de sutiã − Automação − Firjan SENAI Nova Friburgo 

5- SILP − Sistema Inteligente de Limpeza para Piscinas − Automação − Firjan SENAI Jacarepaguá (Freguesia)

6- Suporte organizador de etiquetas para máquinas de costura − Mecânica/Vestuário − Firjan SENAI Espaço da Moda Nova Friburgo

7- Collecting Sweeper − Mecânica − Firjan SENAI Santa Cruz

8- Sensor Cap − Eletricidade − Firjan SENAI Nova Iguaçu