Parceria entre produtora e Firjan SENAI quer aproximar alunos de audiovisual do mercado da indústria criativa | Cursos Firjan SENAI

Blog



Um projeto que aproxima alunos do Centro de Referência do Audiovisual da Firjan SENAI Laranjeiras a profissionais da área foi iniciado há cerca de um mês. A produtora Urca Filmes está ocupando alguns ambientes da unidade para a pré-produção do filme “Nosso Sonho”, que vai contar a trajetória da dupla de cantores Claudinho & Buchecha. “É um novo modelo de parceria, que conecta pessoas do mercado com o ambiente do Centro de Referência do Audiovisual e proporciona aos nossos alunos a experiência e prática da produção de um filme”, conta Joselaine Rampini, gerente operacional da unidade. 

Para Leonardo Edde, vice-presidente da Firjan e também presidente do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da federação, a parceria beneficia não apenas os alunos, mas os profissionais. “Esse projeto-piloto quer trazer esses alunos para o mundo real, tirar da sala de aula e levar até o mercado. Eles vão visitar os sets de filmagens e haverá uma interação estimulante também para os diversos profissionais que trabalham no filme”, ressalta Edde, um dos sócios da Urca Filmes.

O filme, um longa-metragem ficcional previsto para ser lançado em 2023, deverá chamar ex-alunos da unidade para trabalharem nas filmagens. “Estamos iniciando o processo de trazer produções para dentro da unidade e esperamos, com isso, estimular a absorção de mão de obra qualificada pelas produtoras. As externas devem começar em junho e estaremos no meio delas, oferecendo uma vivência intensa do que se aprende na unidade”, diz Joselaine.

Boa parte dos que procuram os cursos de Audiovisual da Firjan SENAI já trabalha na área, mas precisa se especializar ou obter certificação para concorrer a editais e buscar financiamento. Depois de ter passado por uma grande reforma em suas instalações, a unidade de Laranjeiras dispõe hoje de laboratórios modernos, com equipamentos de alta qualidade: “Além do Ensino Médio profissionalizante, temos muitos cursos de aperfeiçoamento de curta duração. O convênio com a Urca Filmes é só o primeiro, visando que as produtoras conheçam e absorvam esses alunos”, acrescenta Joselaine.

A parceria acontece no momento de retomada da indústria criativa, depois da baixa produção do setor durante a pandemia, observa Edde. “Esse convênio também busca contribuir com a reativação das atividades do audiovisual, de importância fundamental para a retomada econômica devido à sua transversalidade, e que esteve quase paralisado ao longo dos últimos dois anos”.