Blog


A Eletrotécnica e a Eletromecânica têm muitas semelhanças. Ambas são do eixo de controle e processos industriais e envolvem energia e circuitos elétricos. Mas, embora parecidas, não são iguais: as atuações são diferentes.

O técnico em Eletrotécnica atua na instalação, manutenção e projetos elétricos industriais e prediais, como também na instalação, manutenção e programação de equipamentos eletroeletrônicos, como inversores de frequência, soft-starter e controlador lógico programável. Já o profissional de Eletromecânica atua na montagem e manutenção de equipamentos e sistemas de acionamentos mecânicos, elétricos, eletropneumáticos e eletro-hidráulicos.

Quer saber mais? Veja a lista com cinco motivos para atuar nessas áreas, preparada por especialistas da Firjan SENAI.

1) Mais oportunidade de trabalho - Investir na qualificação profissional nas áreas de Eletrotécnica e Eletromecânica é garantia de oportunidades de trabalho, uma vez que estas estão presentes, de forma funcional, em todas as fases do processo produtivo, aumentando a produtividade da indústria.

2) Vasto campo industrial - A principal área de atuação dos técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica é na indústria dos mais variados portes, pequena, média ou grande, abrangendo vários setores: alimentício, agrícola, automobilístico, química, farmacêutica, metalúrgica e petroquímica, nas áreas de instalação, manutenção, planejamento e desenvolvimento de projetos.

3) Acompanhamento tecnológico - Prever como deve ser a profissão do futuro é um grande desafio, principalmente num panorama com tanto avanço tecnológico. Contudo, os profissionais das áreas de Eletrotécnica e Eletromecânica têm se destacado nos últimos anos, principalmente devido à sua formação técnica, vista como aquela que prepara o indivíduo para o entendimento, utilização e adaptação às novas tecnologias, assumindo um papel fundamental de responder ao desenvolvimento científico e tecnológico. Portanto, os cursos técnicos em Eletrotécnica e Eletromecânica serão paralelamente remodelados para atender as novas tecnologias dos processos produtivos.

4) Evolução profissional - A formação técnica nos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica favorece a continuidade de estudos e a evolução profissional dentro da mesma área tecnológica ou em áreas correlatas, como mecânica, automação, robótica e IoT (Internet das Coisas), que utiliza técnicas de robótica avançada para garantir uma automação ampla do sistema industrial.

5) Múltiplas competências - A capacitação técnica para formar um profissional de Eletrotécnica e Eletromecânica é desenvolvida por meio da decodificação de informações do mundo do trabalho para o mundo da educação. Ou seja, há uma tradução pedagógica das competências do perfil profissional do Eletrotécnico e Eletromecânico em competências técnicas, científicas e de gestão, além do desenvolvimento de habilidades do contexto contemporâneo, tais como autonomia, tomada de decisões e adaptação a diferentes contextos. Isto porque os novos requisitos do mercado de trabalho exigem a descentralização das atividades, determinando a necessidade de técnicos generalista, capazes de atuar eficazmente em diversas áreas do seu campo profissional.

Conheça nossos cursos técnicos

A formação profissional da Firjan SENAI une credibilidade, inovação e tecnologia para transformar você em um profissional completo. Clique no botão e confira!


Como se destacar nesse mercado?

A Firjan SENAI oferece os cursos técnicos EAD em Eletrotécnica e Eletromecânica. As matrículas estão abertas para turmas com início no 1º semestre de 2021.

Live sobre mercado de trabalho

Confira a live da Firjan SENAI sobre a importância da Eletrotécnica e da Eletromecânica na Indústria 4.0.


Foto: imagem de laboratório da Firjan SENAI com alunos, feita antes da pandemia do coronavírus | Crédito: Paula Johas