Blog



Empreender não é uma tarefa fácil. Exige do profissional muita responsabilidade, comprometimento, disciplina, organização e, principalmente, conhecimento. Os cursos técnicos são uma ótima escolha para quem deseja começar a empreender, já que pela temporalidade estão sempre se atualizando e permitem uma qualificação em curto espaço de tempo.

“Alguns cursos técnicos oportunizam aos participantes iniciar sua carreira de empreendedor. Refrigeração e Climatização, Eletrotécnica, Automação Industrial, Informática são alguns exemplos de cursos que são mais simples de gerar renda'', afirma Fernando Pinto, coordenador técnico de educação profissional da Firjan SENAI.

Caso você já esteja trabalhando em uma empresa, o intraempreendedorismo pode ser uma opção a ser considerada. ''O ponto focal desse tipo de empreendedorismo é aquele em que o profissional possui as competências para empreender em benefício da empresa'', explica Fernando. Ele consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria organização. Lara Gonzaga, de 19 anos, se formou no curso técnico em Mecânica Industrial na Firjan SENAI Caxias em dezembro do ano passado. Desde então, a jovem está se organizando para começar a realizar trabalhos de manutenção na área industrial. ''Essa é uma área bem ampla, em que eu posso trabalhar tanto na indústria quanto dando aula. Foi uma oportunidade muito boa de ter feito esse curso. Sempre gostei de mecânica e quero começar a empreender nesse setor'', relata Lara.

Outro exemplo é designer Rebeca Vieira, de 25 anos, que concluiu a sua formação técnica e decidiu empreender. ''Logo depois que eu me formei na Firjan SENAI, eu fui trabalhar em alguns locais, mas nunca senti que me encaixei muito bem. Resolvi fundar uma agência de marketing e design. Todo o conhecimento que eu tenho da área de design, eu descobri no curso técnico e na faculdade de publicidade, que eu finalizei no ano passado'', expõe Rebeca, ex-aluna do técnico em Design Gráfico na Firjan SENAI Maracanã.

A Firjan SENAI está com vagas abertas para as matrículas nos cursos técnicos. Até o dia 06/02/23, a primeira mensalidade conta com 70% de desconto. Não fique de fora dessa!

Cursos Técnicos

Garanta 70% de desconto na primeira mensalidade 

Rebecca Vieira 
Ex-aluna

Curso Técnico em Mecânica Industrial na Firjan SENAI

Lara Gonzaga 
Ex-aluna

Curso Técnico em Design Gráfico na Firjan SENAI