Esta é uma grande oportunidade para sua empresa contribuir para o aumento da qualificação e formar ou capacitar o futuro trabalhador da indústria:
Através do Acordo de Cooperação firmado com a União, por intermédio do Ministério da Economia (ME) via Departamento Nacional do SENAI, a Firjan SENAI participa do Programa Emprega Mais. A expectativa é capacitar 7.200 industriários até dezembro de 2021, no Rio de Janeiro. São cursos gratuitos EaD com aulas on-line, com duração média de 120 horas ou cerca de dois meses, para atender exclusivamente as necessidades de aperfeiçoamento de profissionais da indústria fluminense. Clique abaixo para saber mais.
Criado para atender às demandas setoriais e sindicais, o programa de Qualificação Setorial tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar trabalhadores da indústria.
Cursos voltados para jovens de 14 a 24 anos, contratados como cotistas pelas empresas, por um contrato de até 2 anos ou assim que o jovem completar 24 anos. Pela Lei do Aprendiz, toda empresa brasileira de médio e grande porte precisa ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.
Essa é uma grande oportunidade para sua empresa contribuir para o aumento da qualificação profissional entre jovens, além de permitir a eles a experiência do primeiro emprego. Com a Firjan SENAI, sua empresa une o cumprimento à s leis, o exercÃcio da responsabilidade social e a qualificação de futuros trabalhadores.
A Firjan SENAI, a partir de 2021, tem uma novidade para todos os jovens que procuram por uma vaga no Programa de Aprendizagem Industrial e para as empresas demandantes das cotas.
Indo além da oferta habitual em tÃtulos da Aprendizagem Profissional em NÃvel de Formação Inicial (Aprendizagem Básica), está oferecendo a Aprendizagem Profissional em NÃvel Técnico Médio, com o objetivo de aumentar a atratividade do curso para os jovens, fortalecer o caráter educacional da Aprendizagem em sintonia com o contexto do avanço tecnológico e ampliar as possibilidades para as empresas da indústria fluminense.
Importante ressaltar que para a Aprendizagem Profissional Técnica os jovens aprendizes encaminhados pelas empresas nessa nova proposta serão matriculados em cursos técnicos, por isso, precisam estar cursando o 2º ou 3º ano ou tenha concluÃdo o Ensino Médio, além dos requisitos habituais das leis da Aprendizagem e legislação trabalhista (CLT).
Assim como na Aprendizagem Profissional em NÃvel de Formação Inicial (Aprendizagem Básica), na Aprendizagem Profissional em NÃvel Técnico Médio a empresa deverá contratar o jovem por prazo determinado, não superior a dois anos e matriculá-lo no programa de Aprendizagem da Firjan SENAI, sendo o aprendiz necessariamente maior de 14 anos e menor de 24 anos, desde que o jovem não complete 24 anos durante o curso.