Mercado demanda por técnicos em Mecatrônica | Cursos SENAI RIO

A Firjan SENAI

Com amplo leque de atuação, o técnico em Mecatrônica é um dos profissionais mais requisitados no mercado. De acordo com Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais do SENAI, o especialista, por estar ligado à melhoria dos processos, tem lugar em indústrias de todos os portes.“Essa é uma das profissões mais requisitadas porque é uma qualificação que permite que as empresas de todos os segmentos ganhem produtividade ao mesmo tempo em que reduzem os custos”, disse.

As oportunidades de trabalho para um técnico em Mecatrônica são vastas. Há grandes possibilidades nos setores metalmecânico, automotivo e fabricação de máquinas e equipamentos. Por ser um campo disputado, Fonseca destaca: “a evolução das novas tecnologias fez com que a indústria ficasse cada vez mais exigente ao contratar profissionais qualificados. Além de ter uma boa formação, é fundamental estar atualizado para se destacar no mercado”.

O aluno que optar pelo curso vai aprender a desenvolver sistemas automatizados de manufatura, implementar e manter máquinas e equipamentos automatizados. Ele também estará apto a operar equipamentos, sugerir melhorias e construir aparelhos por meio da robótica.

Metodologia única

Independentemente do setor, a tradição dos cursos SENAI é de criar um currículo que atenda às necessidades das empresas fluminenses. Uma das fórmulas de sucesso encontradas pelos especialistas técnicos da instituição é colocar o estudante para resolver problemas reais em seu projeto de conclusão.“Preparamos um roteiro de estudos que é mais voltado à prática. As aulas teóricas embasam o conhecimento, e o estudante, após superar essa etapa, é direcionado a criar soluções para a indústria, comprovando que é um profissional apto e capacitado”, afirmou.

Fonseca destaca a infraestrutura voltada ao aprendizado do SENAI. O estudante terá acesso ao Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação, em Benfica, onde contará com sistemas interativos, modelagem virtual entre outros. Até o dia 28 de fevereiro, O SENAI oferece 10% de desconto no valor integral do curso. Clique aqui e saiba mais. Garanta já a sua vaga. Não deixe passar essa oportunidade que pode impulsionar a sua carreira!