Projeto de alunos do SENAI Angra ganha medalha de bronze em competição nacional | Cursos SENAI RIO

A Firjan SENAI

O projeto ‘Fluxo Automatizado de Cartas’, desenvolvido por alunos do SENAI Angra dos Reis, ganhou medalha de bronze na etapa nacional do Desafio de Projetos Integradores 2017. Já na terceira edição, a competição tem como objetivo desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e estimular o pensamento empreendedor, competências que são, hoje, essenciais para as organizações. Ao todo, foram 1.500 projetos inscritos. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 28, em Brasília.

Nesta edição, empresas de todo país postaram em uma plataforma on-line suas demandas a fim de receber uma possível solução criada pelos alunos. Outra novidade este ano é que os projetos foram desenvolvidos não só por alunos de cursos técnicos, mas também de aprendizagem. O projeto criado pelos alunos do curso de Auxiliar de Logística do SENAI Angra ficou entre as três melhores soluções do Brasil na categoria Aprendizagem Industrial. 

Criado a partir da demanda dos Correios do Distrito Federal (DF) para agilizar a separação e a entrega de correspondências, o ‘Fluxo Automatizado de Cartas’, se inicia nas agências, onde as cartas recebidas terão suas informações cadastradas e impressas em um código de barras ou QR Code. Em uma esteira equipada com quatro sensores, os códigos serão identificados e as cartas, direcionadas para os respectivos endereços. Os sensores também identificarão cartas com erros ou por prioridades, e haverá saídas específicas para elas.

O custo de implantação de um piloto do sistema é estimado entre R$ 20 a 25 mil, e que poderá ser recuperado a longo prazo com a redução do tempo despendido na tarefa, maior agilidade na separação, e redução no custo da entrega de cartas. Atualmente o processo de separação é feito manualmente. O sistema automatizado traz avanço tecnológico e pode gerar resultados competitivos para todas as empresas que atualmente utilizam a separação de cartas manual.

SENAI Rio teve seis finalistas na competição

Outros cinco projetos do SENAI Rio foram finalistas do Desafio: um aplicativo que estimula a população a trocar ideias sobre reciclagem e os demais que tratam de soluções ligadas a problemas do dia a dia das indústrias, como o Alicate de Soldagem Bifuncional, o Dispositivo para Rolamento e Porca Hidráulica, o Triturador de Ampolas e o Auto.Compactor, ligado a automação de um processo industrial.