SENAI e prefeitura do Rio formam quase 600 estudantes em cursos de qualificação profissional | Cursos SENAI RIO

A Firjan SENAI

O Rio de Janeiro acaba de ganhar quase 600 profissionais preparados para atender os desafios do mercado de trabalho. Através do projeto Oficina para o Emprego (OPE), uma iniciativa da prefeitura do Rio em parceria com o SENAI Rio, os jovens e adultos foram capacitados em oito cursos de qualificação profissional. A formatura foi realizada nesta segunda-feira, 15 de janeiro, no Circo Voador, no Centro do Rio.

“A educação é a única maneira da gente conseguir as coisas com dignidade. O que está sendo entregue hoje é uma ferramenta, uma condição para que esses formandos possam conseguir uma vida melhor. O emprego é a consequência da educação”, disse o diretor regional do SENAI Rio, Alexandre dos Reis.

Os estudantes se formaram em cursos de almoxarife, assistente administrativo, assistente de produção industrial, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de cozinha, montagem e manutenção de computadores, operador de computadores e operador de telemarketing.

Para a aluna Dayane da Silva, essa foi uma ótima oportunidade. “Com esse projeto eu pude me especializar e adquirir mais conhecimento na minha área de atuação. Tenho certeza que fará muita diferença para a minha carreira. Agora eu me sinto mais preparada para conseguir um emprego melhor”, disse ela, que fez o curso de Assistente Administrativo, no SENAI Jacarepaguá.

“Na vida todos nós temos que plantar para colher. Esse curso foi uma forma desses jovens buscarem alcançar seus objetivos. Que todos possam colher bons frutos, conseguindo uma boa posição no mercado de trabalho ou criando um empreendimento”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

Os alunos foram selecionados pelo governo municipal para os cursos, que tem duração de cerca de 160h. Segundo a prefeitura, em 2018 serão escolhidas mais 3 mil pessoas para participarem dos cursos. As aulas serão nas unidades SENAI de Jacarepaguá, Maracanã, Santa Cruz, Tijuca e Vicente de Carvalho.