A Firjan SENAI


Foi dada a largada para a capacitação profissional de quase 800 estudantes cariocas: nesta segunda-feira, 30 de outubro, aconteceu a aula magna do projeto Oficina para o Emprego (OPE), uma iniciativa da prefeitura do Rio em parceria com o SENAI Rio. Através do projeto, moradores da capital fluminense farão gratuitamente cursos de qualificação do SENAI para diversas áreas do mercado.

Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais do SENAI Rio, apresentou as principais informações sobre os cursos que os alunos irão fazer - almoxarife, assistente administrativo, assistente de produção industrial, auxiliar de operações logísticas, auxiliar de cozinha, montagem e manutenção de computadores, operador de computadores e operador de telemarketing. “Esses cursos são transversais, ou seja, os alunos formados podem ser aproveitados por diversos setores do mercado, o que aumenta suas chances de emprego”, destacou.

Os estudantes falam com entusiasmo sobre a novidade. Maria da Conceição tem 55 anos e vai fazer o curso de auxiliar de cozinha. Ela, que atualmente não trabalha com carteira assinada, está confiante de que essa será uma oportunidade de voltar para o mercado. “Quero expandir as minhas possibilidades. Já sou camareira formada e acredito que essa formação na área de cozinha vai abrir mais portas”. 



O estudante Daniel de Souza Ribeiro Batista tem 36 anos a menos do que Maria – apenas 19 -, mas a mesma vontade de aproveitar essa oportunidade para crescer profissionalmente. Ele também vai cursar auxiliar de cozinha: “A busca de emprego está muito acirrada hoje em dia. Esse curso vai me trazer muito conhecimento, então sei que aumenta as minhas chances de conseguir uma vaga”.

Já Flávia Borges da Silva de Albuquerque, de 29 anos, sempre quis trabalhar na área de TI e, agora, vai concretizar o sonho estudando para ser operadora de telemarketing. “Tenho certeza de que portas irão se abrir para eu trabalhar nessa área e que vou crescer como profissional, além de melhorar minha vida financeira”, aposta.

A aula magna foi realizada no Teatro Carlos Gomes, no Centro da cidade. Segundo o diretor regional do SENAI, Alexandre dos Reis, a formação profissional na instituição poderá fazer a diferença no currículo dos estudantes. “Agora em outubro, na maior olimpíada de educação técnica do mundo – a WorldSkills, o Brasil ficou em 4º lugar entre 68 países que participaram, sendo que a maioria dos competidores brasileiros classificados era do SENAI. Essa é mais uma prova da qualidade da nossa formação”, disse.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lembrou que, ainda em 2017, os estudantes estarão com o diploma em mãos. “Vocês vão sair daqui para serem os melhores profissionais de suas áreas”, acredita. O evento contou também com a participação da secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho; e do subsecretário de Emprego, Luis Malheiros.

Os alunos foram selecionados pelo governo municipal para os cursos, que tem duração de cerca de 160h. Segundo a prefeitura, em 2018 serão escolhidos mais 3 mil pessoas para participarem dos cursos. As aulas serão nas unidades SENAI de Jacarepaguá, Maracanã, Santa Cruz, Tijuca e Vicente de Carvalho.