Técnico em Informática: peça estratégica para empresas de diferentes setores | Cursos SENAI RIO

A Firjan SENAI

Com a Quarta Revolução Industrial, cada vez mais os processos ficam automatizados dentro das indústrias. Nessa nova realidade, destacam-se os técnicos em Informática, capazes de desenvolver sistemas e softwares que melhoram os fluxos internos e ajudam a aumentar a produtividade.

Diante dessa nova perspectiva, o SENAI oferece o curso técnico em Informática orientado às demandas da Indústria 4.0. Nas aulas, os alunos adquirem conhecimentos técnicos científicos que possibilitam o trabalho na integração de interfaces físicas e virtuais para automação e controle de processos com sistemas informatizados, a chamada Internet das Coisas (IoT). No fim, esses profissionais estão aptos a atuar no desenvolvimento de programas e aplicativos de informática.

“Por meio da linguagem de programação, o aluno será capaz de realizar diagnósticos e análises de projetos, assim como trabalhar com banco de dados e infraestrutura de sistemas”, afirma Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais do SENAI.

Ele também destaca que esse especialista tem vaga em diversos setores: “Hoje, saber programar é tão importante quanto falar uma língua estrangeira. Quem possui esse conhecimento tem um leque de oportunidades, sendo uma peça estratégica para empresas de todos os portes”.

Diferencial SENAI

Com metodologia alinhada ao mercado de trabalho e as suas necessidades, o estudante do SENAI, ao final do curso, terá que resolver problemas práticos apresentados pelas companhias em seu projeto de conclusão.

“Por meio de consultas a sindicatos patronais e instituições, verificamos o que a indústria fluminense necessita. Isso gera ganhos para ambos os lados, já que o aluno consegue entrar no mercado de trabalho com mais facilidade e a indústria é abastecida com profissionais capacitados”, explica Fonseca.

O SENAI oferece mais de 200 cursos nos diversos segmentos industriais. Clique aqui e saiba mais.