Você sabe o que faz um técnico em Automação Industrial? | Cursos SENAI RIO

A Firjan SENAI

Para se destacar no mercado, cada vez mais indústrias investem em modernas técnicas de produção e softwares que otimizem processos e aumentem a eficiência do negócio.  O profissional responsável por implantar e operar essas ferramentas nas fábricas é o técnico em Automação Industrial. 

O estudante que optar por esse curso receberá o conhecimento técnico necessário para aprimorar linhas de produção por meio da utilização de dispositivos programáveis, como sensores, esteiras e células robóticas. As áreas de atuação de um técnico em Automação são amplas: desde indústria com produção automatizada a empresas de manutenção e reparos, além de fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos.

“Indústrias competitivas contam com um técnico em Automação em sua linha de produção, pois esse profissional está intimamente ligado à melhoria dos processos”, explica Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais do SENAI. 

Aproximação com o mercado

No SENAI, o curso foi estruturado a partir das necessidades da indústria, tendo o diferencial de colocar o aluno para desenvolver projetos que solucionam problemas reais das empresas.  “Isso gera uma aproximação com o mercado”, avalia o gerente.

Outro diferencial curricular é o detalhamento de técnicas de gestão da filosofia
Lean Manufacturing, que é a manufatura enxuta, focada na redução dos desperdícios.  Fonseca lembra que o aluno, ao se formar, pode obter o registro no Conselho Regional de Engenharia (CREA).

Incentivando a capacitação profissional fluminense, o SENAI oferece 10% de desconto no valor integral do curso para quem se matricular ainda este mês. Clique aqui e confira todas as oportunidades que podem impulsionar a sua carreira.