ACFM / Nível 2

Curso de aperfeiçoamento que visa desenvolver as competências relativas à Inspeção por ACFM (Alternating Current Field Measurement - Medição por campo de corrente alternada). ACFM é uma técnica de END avançada, que usa eletromagnetismo para detectar defeitos de superfície e de ruptura em metais. Ideal para a detecção de trincas em soldas já cobertas por revestimentos (inspeção sobre materiais pintados e/ou estruturas soldadas),produzindo informações sobre a profundidade da trinca e relatórios detalhados e padronizados.

Saiba mais

Tenho interesse

Pré-requisitos
Ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e conclusão do curso ACFM - Nível 01.

Carga Horária
56

Não há Turmas Disponíveis no Momento

Início
31/12/1969

Término
31/12/1969

Valor
0,00

Parcelamento
0 x



Conteúdo

1. Geral
o A importância da documentação, registros e boa comunicação, planejamento da inspeção ao operador da sonda, a necessidade de níveis apropriados de qualificação de pessoal e certificação do equipamento e a necessidade de procedimentos escritos para todas as atividades.

2. Princípios
o Conhecimentos detalhados sobre a influência em: diversos parâmetros nas medições; permeabilidade; frequência; estrutura e da geometria do material; manuseio da sonda (incluindo técnicas de varredura e velocidades); película de pintura/revestimentos na sensibilidade e como compensá-las; posição e orientação das descontinuidades.

3. Equipamento de ACFM
o Conhecimentos detalhados sobre:
I. Dimensionamento do comprimento de um defeito: operação de dimensionamento através do "software"; dimensionamento de trincas simples; dimensionamento de trincas múltiplas; limitações teóricas;
II. Requisitos de informações ao operador da sonda em operações remotas: preparação da área a inspecionar; sondas; utilização das sondas;
III. Relatórios, abrangendo a execução de cópias de segurança, e a execução dos relatórios necessários, assim como o gerenciamento dos arquivos e diretórios.

Nota: para o treinamento nos tópicos citados anteriormente, 20 horas devem ser ministradas através
de aulas práticas.