Automação Residencial - Protocolo ZIGBEE

Com evolução tecnológica intensa e avanços na área de Interação Homem-Computador, cada vez mais são criados novos meios de comunicação e possibilidades de interconexão e troca de informações entre máquinas e pessoas. A fim de trazer benefícios para seu dia-a-dia, é comum o homem incluir tecnologia na sua vida. Seja por questão de comodidade ou necessidade, a "Internet das Coisas" tem invadido o cotidiano e inovado a maneira como as pessoas interagem entre si e o meio em que elas vivem. Nesse sentido, a Automação Residencial é a tecnologia que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas nas suas casas, seja auxiliando-as na realização de tarefas rotineiras ou tornando o ambiente mais seguro e confortável o possível, de maneira automatizada. Uma das soluções de Automação Residencial faz uso da tecnologia ZigBee. Como o ZigBee é uma tecnologia de comunicação baseada em frequência de rádio, a distribuição de seus dispositivos não necessita de fios para comunicação com a central, o que apresenta a vantagem de uma instalação não intrusiva, sendo ideal portanto, para novas instalações bem como retrofit, por não necessitar da passagem de novos fios ou conduítes. Apesar do alcance de transmissão de um único dispositivo ser curto (10 metros), todos os dispositivos integrantes da rede se tornam retransmissores, o que aumenta consideravelmente seu alcance. O objetivo do ZigBee são as aplicações com baixos requisitos de transmissão de dados e dispositivos com necessidades de baixo consumo energético e os principais mercados alvo destes sistemas inclui o de controle e automação de edifícios, tendo o potencial de controlar a sua temperatura e luminosidade, monitorizar a sua estrutura e executar tarefas de vigilância com o mínimo de interação humana.

Saiba mais

Tenho interesse

Pré-requisitos
- Idade mínima de 18 anos. - Escolaridade mínima desejável: Ensino Fundamental Completo. - Conhecimentos em áreas afins.

Carga Horária
24

Não há Turmas Disponíveis no Momento

Início
31/12/1969

Término
31/12/1969

Valor
0,00

Parcelamento
0 x



Conteúdo

Protocolo IEEE 802.15.4?ZigBee
o Funcionamento
o Topologias de rede
o Modos de operação
Tipos de dispositivos ZigBee
o Coordenador ZigBee (ZC)
o Roteador ZigBee (ZR)
o Dispositivo final ZigBee (ZED)
Tipos principais definidos pelo IEEE
o Dispositivos de Função Completa (FFD-full function devices)
o Dispositivos de Função Reduzida (RFD-reducedfunction devices)
Arquitetura
Tipos de tráfego
Comparação entre ZigBeee Bluetooth
Comparação entre ZigBeee e WLAN
Aplicações
o Comando e controle de iluminação de um ou múltiplos pontos
o Comando e controle de iluminação dimerizada
o Comando e controle de cenários de iluminação
o Comando e controle de sensores de presença
o Comando de estores e persianas
o Comando e controle de temperatura
o Comando e controles de alarmes técnicos (fumaça, inundação e vazamento de gás)
Interfaces
o Open?ZigBee® - Para comando centralizado das funções através de dispositivos que utilizam o protocolo de comunicações Open Web Net
o Interface SCS?ZigBee® - Para integração com aparelhos de comando e?ou atuadores do sistema My Home BUS
Especificação de dispositivos (tipos, fornecedor e código comercial)