Metalmecânica - Metalurgia



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
As indústrias do segmento da Metalurgia e Siderurgia fornecem bens para a maior parte dos setores produtivos, constituindo-se num termômetro do crescimento econômico. O setor vem experimentando forte concorrência de materiais alternativos, como os plásticos, mas o aço, o alumínio e as demais ligas metálicas ainda são a principal fonte de matéria prima para a indústria, especialmente as de bens de capital, que fabricam equipamentos, e as de bens duráveis, como automóveis, eletrodomésticos, entre outros.

Para trabalhar neste segmento, o profissional deve ter formação técnica. Nas atividades de produção de ligas metálicas, os técnicos de nível médio atuam nas operações industriais e em metalurgia; e os trabalhadores industriais operam máquinas, veículos e equipamentos de elevação.

Você poderá atuar nos processos de geração de bens, a partir da transformação de metais, ou exercer funções relativas ao controle e validação destes produtos, por meio da realização de testes e ensaios específicos. No estado do Rio, as atividades em torno da indústria naval, da metalurgia e siderurgia e da produção de máquinas e equipamentos são as mais significativas.

O setor de Construção Naval fluminense absorve 90% das encomendas de novas embarcações. Além de atuar na construção em si, o profissional pode também fazer reparos em estaleiros e empresas especializadas. Em ambos os casos, há demanda constante por soldadores nos mais diversos níveis e processos, caldeireiros, montadores de estruturas, trabalhadores de corte de ligas metálicas e supervisores e inspetores de processos.