Tecnologia da informação



Antes de escolher um curso da Firjan SENAI, conheça melhor este segmento

Todos os cursos
A cadeia produtiva da Tecnologia da Informação (TI) compreende a fabricação de computadores e equipamentos periféricos, consultoria em sistemas de informática, desenvolvimento de programas de informática, processamento de dados, atividades de banco de dados e manutenção e reparação de máquinas de escritório e de informática. Segundo estudos, oito das dez ocupações mais promissoras desse século concentram-se na área de informática.

A qualificação em TI proporciona a atuação em empresas de diversos segmentos econômicos. E o Rio de Janeiro, com sua vocação natural para a prestação de serviços, além de sua estrutura industrial, abre um amplo leque de oportunidades nessa área.

A formação em TI possibilita também a prestação de serviços de forma autônoma e os profissionais dessa área são muito requisitados na concepção e implementação de projetos. Há oportunidades também na prestação de serviços a usuários domésticos e a microempresas, devido ao aumento das vendas de computadores e à disseminação do uso desses recursos.

Vários outros fatores abrem perspectivas profissionais neste segmento, como a universalização do uso da Internet, as políticas de fomento à aquisição de equipamentos a custo reduzido, a difusão do uso da WEB como ferramenta de negócios e de educação, a conexão do computador a outros objetos de uso pessoal e a aplicação da TI de forma intensiva em setores específicos, como o de telecomunicações e entretenimento, entre outros.

Mas o segmento exige também atualização constante, em função da alta depreciação tecnológica e da velocidade com que as inovações são introduzidas no mercado. As certificações concedidas por fabricantes de hardware e software são também importantes requisitos para a atuação profissional.