Mundo SENAI | Cursos SENAI RIO

Mundo SENAI

Quer ser avisado quando alguma palestra do Mundo SENAI for começar? Cadastre-se acima, a Firjan SENAI entrará em contato com você.


A qualidade da Firjan SENAI em um evento 100% on-line

Este ano, o Mundo SENAI é on-line. No dia 27 de novembro, teremos um dia inteiro de palestras e aulas abertas gratuitas e participação dos especialistas da Firjan SENAI e profissionais do mercado, que vão demonstrar as práticas e tendências das profissões industriais e suas oportunidades. Se você quer ser o profissional do futuro preparado para as novas tecnologias e quer desenvolver outras habilidades e competências, não pode perder.

O evento acontece simultaneamente em todo o país e será 100% on-line e gratuito. A programação do Rio de Janeiro será transmitida através do Youtube da Firjan SENAI.

Alguns dos temas de destaque da programação são Logística, Automação residencial, Produção de drones, Tendência do mercado de TI, Sustentabilidade na Construção Civil e muito mais. 

Desconto durante o evento

Participantes do Mundo SENAI 2020 que cadastrarem seu contato (nome, sobrenome, CPF, e-mail e telefone) no formulário disponibilizado durante o evento do Rio de Janeiro, que será transmitido pelo YouTube da Firjan SENAI, terão desconto de 50% na primeira parcela dos cursos técnicos EaD da Firjan SENAI com início em fevereiro de 2021 para matrículas realizadas até 18/12/2020. Desconto válido para todo o estado do Rio de Janeiro.

Confira a programação:

  • 10H: Abertura

10h10: Aula aberta "Você também pode construir um drone!"Com Bruno Viana, Carlos Augusto e Carlos Altoé, profissionais dos FabLabs da Firjan SENAI; e Fernanda Brandão, ex-aluna do Técnico de Mecânica Industrial da Firjan SENAI, estudante de Engenharia Mecânica, estagiária de órgão público.

Nesta aula aberta - realizada no FabLab da Firjan SENAI, um espaço de Educação para a Inovação por meio de prototipagem de ideias para resolução de desafios reais - você vai aprender como construir um drone, desde a modelagem até o desenvolvimento do protótipo, com modelo final. 

10h50: Palestra "Inovações no processo de manufatura" Com Allan Teixeira, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Benfica, e Thiago Bento, engenheiro em Automação Industrial e consultor Técnico na Schneider Eletric

Nesta live, serão mostradas as possibilidades da integração de dados gerados no chão de fábrica até suas inserções no ERP, que é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados. A partir das informações levantadas, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade. 

11h30: Palestra "Robótica: da educação à indústria" Com Emerson Ferreira, gerente de Produção e Engenharia da planta de transmissão da Nissan (e ex-aluno do SENAI), e Romulo Costa, instrutor da Firjan SENAI Friburgo.

Nesta palestra, vamos apresentar como a robótica aplicada na educação profissional se desdobra nas aplicações nas linhas de produção das indústrias, demonstrando que a participação nos diversos torneios, como exemplo o FTC  - First Tech Chalenge – permite o desenvolvimento de capacidades que se ampliarão da escola até a vida profissional, com a  aplicação indústria.  

12h05: Palestra "Automação na mecânica: novas competências profissionais" Com Marcelo Martins, coordenador de Engenharia de Manutenção na Gerdau; Paula Lorandi, especialista de Performance na Ambev; e Sérgio Matos, especialista técnico Educação da Firjan SENAI.

Neste encontro, vamos apresentar e debater a aplicação da automação na mecânica industrial, trazendo a utilização da eletrônica embarcada, sensoriamento, coleta de dados e os conceitos e aplicações da manutenção preditiva, ampliando o ambiente de produção mecânica para o olhar da indústria 4.0.

  • 12H45: Intervalo

14h: Palestra "Otimização de processos: da educação à manutenção industrial"Com Raquel Lima, estudante de Engenharia, assistente de Qualidade na Vale (e ex-aluna SENAI); e Sérgio Matos, especialista técnico de Educação da Firjan SENAI.

Neste encontro, vamos conhecer um case de aplicação do Lean Manufacturing que possibilitou ganhos efetivos nos processos de manutenção industrial de uma indústria. Além disso, também será demonstrado como são trabalhados os conceitos do Lean dentro da Firjan SENAI e como isso interage entre os alunos da instituição para a sua vida profissional. 

14h40: Palestra "Logística como área estratégica para o mercado frente às incertezas da pandemia" Com Sérgio Cassemiro, especialista Ferroviário da empresa MRS Logística (e ex-aluno do SENAI); e Victor Tavares, instrutor da Firjan SENAI Benfica.

Nesta live, os palestrantes vão abordar como a área de Logística se desdobrou e se posicionou frente à pandemia, trazendo novos processos e inovações na atuação das empresas, além de mostrar a importância da formação de novos profissionais com a utilização de tecnologias reais do mundo do trabalho no ambiente educacional. 

15h20: Palestra "Panorama do mercado de Tecnologia da Informação no cenário atual"Com Alex Willian, técnico de Educação da Firjan SENAI Maracanã, e Rodrigo Monteiro, coach Criacional, professor e gerente de RH da Orange Business Services.

Neste encontro, o debate será sobre o panorama do mercado de TI e as suas tendências, trazendo uma visão da importância de se estar atualizado para atuar na área, tanto para quem quer empreender, quanto para quem quer se dedicar ao mercado formal.  

15h55: Palestra "Saiba como utilizar assistentes pessoais em automação residencial" Com Guilherme Souza, engenheiro de Aplicação da Finder Automação; e Leandro Silva, técnico de Educação da Firjan SENAI Tijuca.

Esta live vai abordar como a utilização dos assistentes pessoais permitiu ganhos de qualidade e confiabilidade na automação das instalações elétricas residenciais, com integração com a Internet no diversos ambientes. Será apresentado um case do uso de assistente pessoal na automação residencial.

16h35: Palestra "Sustentabilidade na Construção Civil – Energia Solar Fotovoltaica"Com Fernanda Ignacio, especialista técnica da Firjan SENAI Tijuca; Marcus Vinicius, instrutor da Firjan SENAI Tijuca; e Sandra Novellino, instrutora da Firjan SENAI Tijuca.

Nesta live, o debate será sobre o panorama da utilização da geração de energia elétrica através da energia solar fotovoltaica nas edificações, permitindo ampliar os conceitos de  sustentabilidade, além do impacto que a utilização dessa tecnologia e das outras fontes de energias renováveis trouxe na formação de novos profissionais para o setor da Construção Civil.

Assista ao Mundo SENAI:

Programação manhã


Programação tarde

Quer ser lembrado do Mundo SENAI?

Quer ser avisado quando alguma palestra for começar? Cadastre-se, a Firjan SENAI entrará em contato com você.