Olimpíada do Conhecimento | Cursos SENAI RIO

Olimpíada do Conhecimento

Realizada desde 2001, a Olimpíada do Conhecimento é a maior disputa de educação profissional das Américas. O evento é uma importante vitrine para o mercado de trabalho e demonstra a excelência da educação profissional promovida pela Firjan SENAI no estado do Rio, e pelo SENAI em todo o país.

A competição conta com as etapas escolar, estadual e a seletiva para a WorldSkills (antiga etapa nacional), que definem os representantes brasileiros na WorldSkills Competition - maior olimpíada de profissões técnicas do mundo. 

Competição 2020 / 2021

Em outubro de 2020, foi dada a largada nas seletivas para a WorldSkills, que definirá os representantes do Brasil na WorldSkills Competition, fase internacional do maior torneio de educação profissional do mundo. Por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas provas das seletivas foram adiadas para março de 2021. A WorldSkills, que seria em 2021, foi transferida para o segundo semestre de 2022.

Clique e conheça a equipe do Rio nas seletivas

Mundial de profissões

Em 2019, foi realizada em Kazan, na Rússia, a WorldSkills Competition. Dois alunos da Firjan SENAI representaram o país na competição e foram premiados: Ralph Crespo foi bronze em Soldagem e Victor Ribeiro ganhou certificado de excelência em Joalheria. Eles começaram a trajetória no torneio na fase escolar de 2017 e conquistaram o posto entre os melhores do mundo em suas profissões. 

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills reúne os melhores alunos de mais de 60 países dos quatro cantos do planeta.

Saiba mais sobre a WorldSkills

Na foto, os alunos premiados na última etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. Crédito: Vinícius Magalhães